O Setembro Amarelo é uma campanha fundamental para a conscientização e prevenção do suicídio, e sua relevância no contexto escolar é cada vez mais reconhecido. Este mês tem como objetivo romper o silêncio em torno do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando a busca por ajuda.
Com esse intuito a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Tucunduva, em parcerias com as escolas está promovendo atividades que fazem parte do Setembro Amarelo, iniciativa de alcance mundial que pretende debater e incentivar a discussão sobre o tema, contribuindo para a prevenção.
Neste ano foi utilizado como metodologia o Círculo de Construção de Paz que é uma ferramenta da Justiça Restaurativa, que consiste na criação de um espaço seguro para reflexão e troca de experiências que, de forma orientada, permite a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e resolução de conflitos de forma eficiente. A escolha pela abordagem circular permite que todos os participantes se enxerguem e sejam vistos igualmente, no mesmo nível. O formato reforça a horizontalidade das relações dentro do processo, em que todos importam e são valorizados.
O evento está sendo organizado e realizado pela equipe do NAAB e do CRAS, psicólogas: Denize Cembranel, Tamara Moss e Simone Bernardi. E pelas assistentes socais: Luciana Fronza e Rubia Fronza.