O prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild, foi confirmado mais uma vez como vice-presidente da Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul. Reeleito pelo PDT, Jonas retorna ao cargo após ter sido eleito em 2023 ao lado de Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom, vencendo, na ocasião, a disputa interna contra os prefeitos Maranata (Guaíba) e Picucha (Parobé).
Desta vez, no entanto, Jonas assume a vice-presidência por indicação do seu partido, o PDT. A presidência da entidade neste ano ficará sob responsabilidade da prefeita Adriane, de Nonoai, filiada ao PP, que venceu as eleições internas do seu partido. Adriane será a primeira mulher a presidir a Famurs.
A presidência da entidade segue um sistema de rodízio entre os partidos com maior número de prefeitos no Estado. Em 2025, o comando ficará com o PP, seguido pelo MDB em 2026, e pelo PDT em 2027. Após a definição da presidência e vice-presidência via eleições internas, os demais partidos também indicam representantes para compor a diretoria da Famurs.
Com isso, o prefeito Jonas Fernando Hauschild passa a integrar novamente a direção da entidade, representando o PDT na nova gestão. A data da posse ainda não foi definida.