Na ultima semana do mês de julho os alunos Amanda Luisa Prediger de Novo Machado e Kauã Mattes Reichert, da cidade de Roque Gonzales, acompanhados pelo professor Arlindo Moacir Angelin, da Escola Bento Gonçalves de Tucunduva, participaram do “8º Encontro do Hotel de Hilbert”, este ano realizado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte. O evento reúne jovens apaixonados pela matemática e medalhistas em olímpiadas do gênero de todas as regiões do país. O encontro foi inspirado no “Hotel de Hilbert”, um paradoxo exposto pelo alemão David Hilbert (1862-1943). O matemático apresentou a analogia de um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto seguinte. Em linguagem matemática, com a nova chegada, o hóspede do quarto ‘n’ pula para o quarto ‘n+1’ e assim sucessivamente. Ou seja, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.
O Professor Arlindo é “preparador olímpico” de alunos de escola pública, e faz parte do PIC – Programa de Iniciação Científica, com Polo na Escola Bento Gonçalves de Tucunduva, que recebe semanalmente alunos medalhistas de toda região para aulas de matemáticas. Os dois alunos que viajaram a Natal, além de medalhistas, tiveram bons desempenhos no curso do PIC.
“A escola Bento Gonçalves de Tucunduva se orgulha de ser o primeiro polo de desenvolvimento de talentos matemáticos na nossa região , o PIC, no qual alunos medalhistas de matemática frequentam durante todo o ano. Amanda frequenta o curso PIC presencial que é realizado na Escola Estudual de Ensino Médio Bento Gonçalves de Tucunduva, e Kauã participa do PIC on-line, ambos pertencentes a RS02 sediada em Santa Maria. Para esse encontro foram selecionados 160 alunos de todo o Brasil, onde os alunos tiveram aulas com diversos professores renomados”, conclui o Professor Arlindo.