Aconteceu na noite desta segunda, 19, a eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara de Tucunduva. O Regimento Interno da Câmara prevê que a eleição deve ser feita na última sessão ordinária do ano. E foi uma sessão bastante polêmica e tensa. Começou quando da apreciação e votação de um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que prevê a criação de cinco novos cargos na Administração Municipal. O Projeto tramita na Câmara desde agosto deste ano e após muita discussão precisou do voto de minerva do Presidente Laércio Angelin(PP) para ser aprovado, com votos contrários dos Vereadores Xiru, Victor, Marta e Odelci.
Após a Ordem do Dia foi então realizada a votação para escolha da Mesa Diretora. Duas chapas se inscreveram para concorrer, sendo a Chapa 1 composta por Liano Gaiota (MDB) para o cargo de Presidente, Gringo Centa(PP) como vice, mais Laércio Angelin(PP) e Meri Schneider (PSB) para os cargos de Secretário e 2ª Secretária respectivamente. A Chapa 2 tinha Victor Brun (PP) para presidente, Xiru(PP) para vice, Evandro Wylot(PDT) de Secretário e Odelci Gotin (PSDB)para 2ª Secretária. A Chapa 2 acabou vitoriosa por 5 x 4.
Após concluída a eleição, os Vereadores Gringo, Laércio e principalmente Liano Gaiota, teceram duras críticas aos Vereadores Xiru e Marta, por pretensamente terem quebrado um acordo que havia sido feito para que Liano fosse o presidente. Foram críticas pesadas de lado a lado, com cobranças inclusive após terminada a sessão. Convém ressaltar que a Chapa 1 teria apoio do Prefeito Jonas e a surpresa foi justamente o Vereador Evandro Wylot , único Vereador do PDT, mesmo partido do Prefeito, ter composto em uma chapa onde estavam os principais críticos do atual governo. “Minha escolha foi a mais coerente dentro dos princípios que eu acredito”, justificou Evandro. Em seu pronunciamento o novo Presidente agradeceu os votos recebidos, fez menção aos Presidentes que o sucederam e disse que “São momentos como esse que fazem grande o parlamento municipal”, disse Victor em sua manifestação.
Ao contrário do que normalmente acontece, quando o Plenário fica vazio, a Sessão desta segunda levou um bom público até a Câmara de Vereadores. Você pode assistir a íntegra da sessão com a votação e também com as manifestações dos Vereadores na tribuna, na página oficial da Câmara no Facebook, acessando o link abaixo: