Nesta quarta, 01 de março, foi realizada a sessão de instalação do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Tucunduva e também uma sessão solene onde foram prestadas homenagens a 5 vultos ou entidades do município. A sessão de instalação contou com a presença e manifestação do Prefeito Jonas Fernando, que ressaltou a importância do Poder Legislativo nas ações públicas do município e também reiterou a necessidade de um bom relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo. O Presidente da Mesa Diretora, Victor Brun, oportunizou que Vereadores de todos os partidos com representação na Câmara se manifestassem e ele próprio afirmou que 2023 “será um ano promissor” com muito trabalho na Câmara de Tucunduva.
Após a cerimônia Instalação, teve início uma sessão solene onde foram homenageados a Escola Bento Gonçalves pela realização da Feira do Livro, o cidadão Anilson Angelin o “Nino”, a empresa Eletro Fronza, o cantor e compositor Pino e a banda Os Atuais. Os homenageados foram apresentados um a um e coube aos Vereadores que os indicaram a leitura de um breve histórico dos homenageados.
O primeiro a ser homenageado foi a Escola Bento Gonçalves. A iniciativa foi da Vereadora Marta Camera Taffarel, que indicou a homenagem pela iniciativa histórica da criação da “Feira do Livro”, promovida pela Escola e cuja primeira edição aconteceu no ano de 2007, realizada nas dependências da própria Escola. A Vereadora Marta ressaltou a importância da Feira para a cultura no município de Tucunduva.
Na sequência foi homenageado o Sr. Anilson Angelin, mais conhecido na comunidade como Nino. A homenagem partiu do Vereador Vilson Potkowa, que justificou a Indicação na atuação de Nino em prol da comunidade, sempre trabalhando de forma honesta e voluntária em benefício de várias entidades do município.
Com mais de 5 décadas de atividade no comércio tucunduvense, a empresa Eletro Fronza foi a terceira homenageada da noite. A homenagem foi uma iniciativa do Vereador Laércio Angelin, que destacou a importância da “Eletro” para a comunidade ao longo dos anos. A placa foi entregue ao Sr. Francisco Fronza, fundador da empresa e ao seu filho Cesar, atual gestor da Eletro Fronza.
Cada um dos homenageados teve a oportunidade de se manifestar ao receber a honraria. Foram depoimentos de muita emoção, mas sem dúvida o momento que mais emocionou o público presente na Câmara, aconteceu quando da manifestação do cantor Pino, o 4º homenageado da noite. Ele abriu sua fala cantando a música “Minha Terra”, canção composta por ele para a sua terra natal, Tucunduva. O artista foi aplaudido de pé por todos os presentes na Câmara. A homenagem a Pino partiu do Vereador Liano Gaiota, que viu no momento em que Pino anunciou sua aposentadoria dos palcos, a ocasião propícia para homenageá-lo pelos 54 anos de profissão e pela divulgação do município.
O último homenageado da noite foi a banda Os Atuais. A homenagem partiu da Mesa Diretora da Câmara, justificada pelos 55 anos de história completados no mês de janeiro. Compareceram para receber a homenagem os músicos Gerson, Fernandinho e o próprio Pino. A banda foi criada a partir da iniciativa de Ivar David Costa, e teve em sua formação original além do próprio Ivar, os músicos Adolar Hasselmann, Ivo Costa, Erno Jost e Vino Rigotti. Difícil mensurar a importância dos Atuais para o município, mas é fácil afirmar que a banda é a maior fonte de divulgação de Tucunduva.
Após as homenagens foi servido um coquetel aos homenageados e convidados. Foi sem dúvida uma noite histórica para o Legislativo tucunduvense, que ao longo de sue história sempre tem reconhecido aqueles que contribuem de forma relevante para a comunidade tucunduvense.
Veja galeria completa de fotos em nossa página no Facebook