“Um frio que aquece a alma…”
Chegou o junho e com ele nosso charmoso outono se despede, com isso chega o queridinho de uns e o terror de outros: o INVERNO GAÚCHO…
Primeiro são as folhas caindo diariamente e ininterruptamente, deixando nas ruas e praças uma sensação de nostalgia pairando…
No ar nitidamente se percebe uma mudança, o prenúncio do inverno Gaúcho chegando…
Tchê, até no clima somos um povo intenso, aqui calor é de rachar e o frio é frio mesmo…
Mas tem algo que chega junto com esse friozinho Gaúcho que só aqui tem…
São sons e cheiros, sabores e amores que só o inverno nos proporciona.
Os fins de semana ganham um “enredo especial” , o sofá e as séries de TV para os casais apaixonados tem um toque especial, afinal o que aquece mais que um cobertor de orelha e um “chamego” gostoso com a pessoa amada???
O chimarrão, ah o chimarrão tchê, esse indiscutivelmente é incompatível e insubstituível, presente em todas as horas e em todos os locais…
Motivo para juntar os amigos na roda da boa “prosa”…
E convenhamos né, somos os povo muito sociável, assunto nunca falta, e se falta tem até os que criam hehe, mas até isso é de certa forma divertido!!!
O sabor de nossas comidas não existe em lugar nenhum do mundo e nosso tempero é único…
Para juntar os amigos a “bóia” é só uma desculpa, mas mesmo assim é maravilhosa, um carreteiro de charque, uma boa e tradicional galinhada no disco, um “salchipão”, nossa maionese caseira tchê é de dar água na boca só de imaginar, e “ai” daquele que criticar nosso churrasco, afinal que povo fica rodeando por horas um costelão no fogo???
E para “molhar a palavra” temos aquele samba com Fanta, o reverenciado Conhaque com Coca , uma boa caipirinha com velho barreiro!!!
Tudo o que vem junto com esse clima que tanto me encanta e eu duvido ter semelhante em algum lugar do mundo…
O fogo no fogão a lenha, a lareira e o bom “vinho de colônia” , coisas que deveriam ser patrimônio cultural e gastronômico Gaúcho…
Mas de tudo aqui citado e o que não fora citado, eu ainda fico com o calor humano, sim é “bairrismo” puro tchê e com orgulho hehe, afinal quem tem ,além desse clima maravilhoso, essa culinária única e pra fechar com chave de ouro as melhores bandas e artistas de vários estilos musicais pra embalar todo esse “acervo” cultural???
Os Atuais, Corpo e Alma , Baitaca e Mano Lima e dezenas de outros, e também os saudosos como Porca Véia, Nico Fagundes e outra dúzia de talentos …
Abençoados por Deus somos , sem dúvida nenhuma e nosso INVERNO GAÚCHO torna tudo isso mais encantador ainda.
Então curta sem moderação!!!