O mês de maio deve terminar com pancadas de chuva na metade norte do Rio Grande do Sul e tempo firme no centro-sul do estado, de acordo com a Climatempo. A expectativa é de que junho inicie com ondas de frio e chuva em todo o território gaúcho.
Duas frentes frias devem chegar ao Rio Grande do Sul entre o sábado (3) e o domingo (4), e entre a segunda (5) e a terça-feira (6), derrubando as temperaturas e aumentando o volume de chuva no estado.
No domingo (28), ventos de até 56 km/h foram registrados em Santa Vitória do Palmar, no Sul do estado, fato que não se repetiu no início da semana. As mínimas na segunda-feira (29) foram registradas pela manhã, na Campanha: 2,2ºC em Bagé. Na Capital, a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi de 10,6ºC.
Previsão
Na terça-feira (30), a expectativa é de que a circulação dos ventos mantenha altos percentuais de umidade concentrados sobre a Serra, mas também sobre parte do Noroeste e do Norte do RS. Nessas regiões, o sol aparece entre muitas nuvens, mas há possibilidade de pancadas de chuva.
Na quarta-feira (31), maio se despede com possibilidade de pancadas de chuva no Norte e na Serra. Isso se deve à circulação dos ventos e à atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis, de acordo com a Climatempo. O fenômeno faz com que o centro de sua atuação seja seco, mas que instabilidades vigorem nas bordas do vórtice. Pancadas ocorrem ao longo do dia nessas regiões, e o céu estará nublado ao longo de toda quarta-feira, com breves aberturas de sol próximo ao meio-dia.
Em Tucunduva, a temperatura não deve baixar dos 14ºC durante a semana, bem como não deve passar os 26ºC chegando no final de semana.
Nos primeiros dias de junho, a expectativa é de que uma onda de frio chegue ao estado. As quedas na temperatura ocorrerão após a chegada de duas frentes frias, previstas para dois diferentes períodos: no próximo fim de semana e entre as primeiras segunda e terça-feira do mês. Com a chegada das frentes, também se espera que a chuva se espalhe pelo estado. Em Porto Alegre, a expectativa é de que a chuva chegue apenas na segunda-feira (5).
Fonte: Clima Tempo – GZH