A quarta-feira de cinzas é uma data importante para os católicos. Começa hoje o período conhecido como “Quaresma”. “A Quaresma é um período de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã. Tradicionalmente, esse período se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa. No entanto, desde o pontificado de Paulo VI, a Quaresma tem duração de 44 dias, pois só se encerra na Quinta-Feira Santa. Por ser um período de preparação, a Quaresma é enxergada, sobretudo na tradição católica, como o momento propício para a realização de jejuns, caridades e bastante oração. O objetivo da realização dessas obras é parte de um esforço para que o fiel amplie sua devoção a Deus e se arrependa dos seus pecados.”
Para celebrar e marcar a data, a Paróquia São Roque publicou um texto explicando qual o real sentido da “Quaresma” e sua importância para a religião católica. Confira abaixo a íntegra do texto publicado na página oficial da Paróquia São Roque de Tucunduva:
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
A Igreja Católica inicia hoje, com a Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Neste tempo, os fiéis estão chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição das Cinzas o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Do mesmo modo, com a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, recorda-se a fragilidade da vida humana e que a morte é um destino inevitável.
Rezemos pedindo a bênção de Deus neste dia especial para a nossa vida de oração, jejum e caridade na Quaresma. Após rezar, partilhe com seus amigos essa solenidade.
Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo. Ensinai-nos a saciar o nosso espírito — com a palavra que sai da vossa boca. Fazei que pratiquemos a caridade, não só nos acontecimentos importantes, — mas também na nossa vida de cada dia. Ajudai-nos a evitar o supérfluo, — para podermos socorrer os nossos irmãos necessitados. Ajudai-nos a trazer sempre em nossos corpos a imagem da paixão de vosso Filho, — Vós que nos destes a vida no seu Corpo. (Reze o Pai nosso). Concedei-nos, Senhor, a graça de começar com santo jejum este tempo da Quaresma, para que, no combate contra o espírito do mal, sejamos fortalecidos com o auxílio da temperança. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo. Amém!