O prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild (PDT), assume nesta quarta-feira (7) a vice-presidência da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. A posse ocorre durante o 43º Congresso de Municípios, em Erechim, com início às 9h. O evento será encerrado com a presença do governador Eduardo Leite.
Hauschild volta ao cargo após já ter ocupado a função em 2023, quando compôs a diretoria ao lado do então presidente Luciano Orsi (Campo Bom). No último ano, no entanto, ele ficou fora da gestão, liderada por Marcelo Arruda (Barra do Rio Azul).
“Para Tucunduva, é mais uma vez um marco importante. A Famurs é a maior entidade municipalista do Estado e tem um contato direto com o governo estadual e suas secretarias. Estar presente na vice-presidência reforça nossa voz”, destacou o prefeito.
A nova diretoria foi formada após eleição da prefeita Adriane Perin de Oliveira (Nonoai), do Progressistas, para comandar a entidade no biênio 2025/2026. Os partidos com maior número de prefeituras no Estado, como o PDT, indicaram nomes para as vice-presidências.
A Famurs assume papel estratégico neste momento, com os municípios enfrentando o desafio de reconstrução após as enchentes de maio de 2024. A entidade é responsável por articular ações entre as prefeituras e o governo estadual.
Nova diretoria da Famurs:
- Presidente: Adriane Perin de Oliveira (Nonoai)
- Vice-presidentes:
- Geverson Zimmermann (Estação)
- Jonas Fernando Hauschild (Tucunduva)
- Luis Henrique Vedovato (Imbé)
- Luiz Fernando Mainardi (Bagé)
- Márcia Raquel Rodrigues Presotto (Novo Barreiro)
- Tiago Manoel Ferreira Michelon (Vespasiano Corrêa)
- Volmar Telles do Amaral (Saldanha Marinho)