Uma jovem de 27 anos passou mal e morreu no show da cantora Luísa Sonza ocorrido no final de semana no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. A estudante Alice de Moraes estava com amigos no evento que se iniciou na noite do último sábado (16). A Polícia Civil está investigando as circunstâncias da morte da universitária.
Os amigos que estavam com ela no local afirmam que houve negligência e demora no atendimento da empresa Transul, contratada pela Opinião Produtora para realizar o atendimento médico no local. Eles relatam que Alice passou mal já na madrugada de domingo (17) e que foram orientados a colocá-la em um veículo de aplicativo e providenciarem a remoção para o hospital. Além disso, dizem que houve demora no acionamento por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A psicóloga Camila Rodrigues, 27 anos, acompanhava o show com Alice na pista, enquanto outros seis amigos estavam na pista premium. Ela diz que o show se iniciou por volta de 1h de domingo e que, logo em seguida, Alice foi ao banheiro. A amiga conta que recebeu uma mensagem de Alice 1h59min pedindo que a encontrasse na ambulância.
— Saí desesperada. Mas não havia sinalização, os funcionários não sabiam onde ficava a ambulância. Eu tive de sair do Pepsi On Stage e próximo de um matagal estava a ambulância — conta Camila.
Camila afirma que encontrou a amiga sentada em uma cadeira e que a atendente afirmou ter encontrado ela desacordada no banheiro. Ao questionar o que seria feito, a mulher, sem identificação, orientou que elas chamassem transporte por aplicativo.
— Eu queria que eles a levassem para o hospital. Mas eles disseram pra eu pegar um Uber — relembra a amiga.
O advogado da empresa Transul, por nota, afirmou que, quando seria feita a remoção, a jovem entrou em parada cardiorrespiratória. Em seguida, conforme a nota, foi feita massagem cardíaca e acionado o Samu.
— Demoraram demais para atender a Alice. Ela estava com a pressão baixa e gelada. E o detalhe é que nós bebemos pouco mais de uma cerveja, não seria o suficiente para ela passar mal — continuou a amiga.
Os atendentes do Samu chegaram cerca de 30 minutos depois, seguiram o atendimento e, em seguida, constataram que ela havia morrido.
O que dizem as empresas
A Opinião Produtora, realizadora do show, afirma que seguiu todas as exigências e protocolos de um evento. A empresa disse ainda estar no aguardo da elucidação do fato.
Já a Transul, em nota enviada por meio do advogado João Adriano da Silveira Vianna, afirma lamentar o ocorrido e diz estar contribuindo com as autoridades para o esclarecimento do fato.
Confira nota da Transul na íntegra
A Transul Emergências Médicas vem à público manifestar-se sobre atendimento ao evento cultural realizado na casa de eventos Pepsi On Stage em Porto Alegre, no dia 16/07/2022.
Foi realizada contratação de Ambulância de Suporte Básico — USB, conforme portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde, para atendimento ao evento das 17h às 5h.
Por volta das 3h30min recebemos, dos seguranças do evento, solicitação de atendimento à ‘Alice Moraes’, 27 anos, que foi conduzida pelos mesmos até a ambulância. Foi realizado atendimento na ambulância e regulação médica com objetivo de remover paciente para serviço de urgência e emergência. Logo após regulação inicial paciente evolui rapidamente com piora do quadro geral, entrando em parada cardiorrespiratória, imediatamente iniciou-se atendimento conforme protocolo BLS (Basic Life Support) e foi acionado recurso de Ambulância com Suporte Avançado — USA para atendimento no local, sendo mantido protocolo de atendimento até o momento em que foi orientado cessar reanimação cardiopulmonar por médico da ambulância da Samu presente na cena e quem atestou óbito da paciente.
Posteriormente, foram comunicadas as autoridades policiais sobre o fato.
Seguindo a legislação brasileira não nos é permitido fornecer dados pessoais, relatórios, exames ou boletins de atendimento da paciente, salvo para os seus representantes legais, autoridade policial ou ainda por ordem judicial.
Lamentamos profundamente o desfecho do fato ocorrido e prestamos nossa solidariedade e condolências à família.
Permanecemos à disposição para colaborar com o que for necessário para esclarecer fatos relacionadas ao atendimento.
Fonte: GZH