Pelo menos duas mulheres, sendo uma natural e outra que já morou em Tucunduva, estarão concorrendo a cargos eletivos nas próximas eleições de outubro.
Uma delas é Ideiva Rasia Foletto, que irá concorrer ao cargo de Deputada Federal no Mato Grosso. Ideiva é natural de Tucunduva, descendente de uma família tradicional e muito conhecida na comunidade. Ela é a filha mais nova do casal Olímpio e Maria Olinda Rasia, que residiam na localidade de São Miguel, onde passou a infância. Familiares ainda residem em Tucunduva, caso da irmã Oida Rasia e dos irmãos Vilson e Volnei. Ideiva mora há muitos anos na cidade de Lucas do Rio Verde, município de aproximadamente 67 mil habitantes, distante pouco mais de 330 km da capital Cuiabá/MT. Nas eleições de 2020, Ideiva foi eleita vereadora, com a segunda maior votação entre os eleitos em Lucas, com 1.508 votos, concorrendo pelo Cidadania, mesmo partido pelo qual irá concorrer a uma vaga na Câmara Federal.
A outra candidata a qual nos referimos não é natural de Tucunduva, mas morou na cidade por um período. Daniele Rechenmacher é natural de Novo Hamburgo, veio para Tucunduva quando esteve casada com o músico Reny de Oliveira, falecido em novembro de 2021, com quem teve a filha Maria Eduarda, hoje com 18 anos. “Dani” como era conhecida em Tucunduva, irá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande, pelo Republicanos, partido do atual vice-presidente e candidato ao Senado, Hamilton Mourão.
A violência contra a mulher, é uma pauta comum às duas candidatas que já estão em campanha. Veja no vídeo abaixo um pouco das propostas de Ideiva e Daniele.