Acadêmicos desempenharam papel fundamental na culminância da Feira Literária e Cultural.
No último dia 12 de agosto, a Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio, se fez presente na Feira Literária e Cultural de Três de Maio. Renato Pereira, Tanize Tomasi, Sadi Camera, Nair Carpenedo, Cleci Maria Scheid e Jorge Alexio da Luz, membros titulares da Alenrio, compartilharam informações sobre a Academia de Letras com a comunidade de Três de Maio e os escritores locais. A atividade coincidiu com o ponto culminante da feira literária.
O evento também foi marcado pela homenagem a Jorge Alexio da Luz, como escritor homenageado. Enfatizando o engajamento do setor público para a realização da feira como um marco para o setor literário na região, Renato Pereira, presidente da Alenrio, ressaltou a importância de abraçar essa iniciativa. “A Alenrio não é apenas uma reunião de escritores, pois tem em seu propósito a salvaguarda da literatura regional”, destacou o presidente.
A Alenrio apresentou-se com a missão de cultivar, preservar e divulgar a literatura regional, pela reunião de escritores dos mais variados municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. “É preciso encampar esse movimento literário para debater sobre livro, literatura e leitura”, complementa Tanize Tomasi, vice-presidente da entidade.