O Município de Tucunduva recebeu nesta terça, 16, uma a comitiva do PROCEL- o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, incluindo Alexandre Reis (Gerente do Procel Reluz, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar) e Vinícius Zidan, Engenheiro Eletricista e Fiscal do Convênio do Procel Reluz. Eles conversaram sobre o início do PROCEL Reluz no Município.
O Procel Reluz visa a modernização da iluminação pública nos municípios brasileiros, substituindo as luminárias convencionais pela tecnologia LED, mais eficiente e durável. Com a troca, aumentam-se os níveis de iluminância das áreas públicas, como avenidas, ruas e praças. O Município participou do Edital da 3ª Chamada Pública de Projetos de Iluminação Pública do Procel Reluz e foi contemplado com investimentos da ordem de R$589 mil, para a substituição de 404 pontos de iluminação pública nas ruas da cidade. O convênio foi assinado em dezembro de 2023 e possui vigência de 18 meses.
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel foi instituído pela Portaria Interministerial n° 1.877, em 30 de dezembro de 1985, para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. É um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME e, desde junho de 2023, executado pela ENBPar. Sua atuação está em diversas áreas, tais como equipamentos, edificações, iluminação pública, poder público, indústria e comércio, conhecimento, dentre outras.