Fez parte da Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tucunduva desta semana, matéria apresentada pela Vereadora Marta Camera Taffarel, através da qual sugere a inscrição do município no “Programa Virada Ambiental”
Ao apresentar a matéria, Marta explicou que o projeto promove a mobilização da sociedade para fomentar o plantio de espécies vegetais nativas e a capacitação de servidores públicos municipais e população em geral. A mobilização do plantio de mudas acontecerá no mês de novembro.
Devem ser escolhidas mudas de plantas nativas do bioma em que o Município se encontra. Para fazer parte, o Município pode aderir ao projeto e se comprometer com o plantio orientado de espécies de árvores nativas.
O projeto virada ambiental tem como objetivo sensibilizar toda a sociedade para a conservação dos recursos naturais por meio do plantio de milhares de mudas por todos os Municípios brasileiros.
Em 2023, a iniciativa teve a sua 5ª edição com a participação de mais de 200 Municípios goianos e em outros 17 estados, além do Distrito Federal. Houve ainda capacitação sobre interpretação da legislação ambiental, perspectivas do licenciamento ambiental e gestão ambiental.
“O projeto é relevante pois os serviços ecossistêmicos proporcionados pelo plantio de espécies nativas são diversos e vão desde a preservação da biodiversidade local ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos causados pelas mudanças climáticas, portanto, entende a vereadora proponente, que o Município de Tucunduva muito tem a ganhar com a participação neste projeto”, concluiu a Vereadora ao apresentar a Indicação.