20.94°C Tuparendi

Alenrio e Editora Panaro coordenam as atividades na segunda noite da 14 Feira do Livro

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
alenrio 1

A Academia De Letras Do Noroeste Do Rio Grande Do Sul – ALENRIO, esteve presente na segunda noite da 14ª Feira do Livro. O evento promovido pela Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves recebeu na noite do dia 09 os acadêmicos da Alenrio, Professora Dra. Tanize Tomasi, presidente da entidade, Prof. Dr. Renato Pereira, vice-presidente, o compositor Danilo Fagundes, o Prof. Sadi Camera, a Prof. Cleci Maria Scheid, a Prof. Gretel Priebe e a jornalista Rejane Beatriz Fiepke Carpenedo.  A presidente Tanize apresentou o histórico da entidade, as biografias dos acadêmicos, os patronos perpétuos e ressaltou “que a finalidade da Academia é congregar pessoas da região noroeste gaúcha que se dediquem às atividades literárias e culturais nas mais diversas formas de expressão, assim como atuar em prol do acesso e democratização da literatura, especialmente no incentivo aos autores locais e na formação de novos leitores”.

As professoras Gretel e Cleci destacaram as ações, atividades e publicações desenvolvidas durante suas atuações na Secretaria de Educação e Cultura dos municípios de Novo Machado e Tucunduva. Em parceria com a jornalista Rejane pontuaram a participação do Prof. Anatólio Gach, como membro honorário da Alenrio.

A jornalista e escritora Rejane acalentou o público com sua escrita poética declamada em belas poesias.

A Editora Panaro, sediada em Santo Augusto foi representada pelos seus editores Tanize e Renato. Tanize falou para o público sobre a atuação da instituição na promoção da literatura por meio do incentivo aos escritores e formação de novos leitores, assim como, na bibliodiversidade para a publicação de livros. Destacou que a “Editora Panaro tem o compromisso de produzir obras de qualidade, reconhecer autores dos diversos segmentos literários e científicos e formar novos leitores”.

Na noite também aconteceu o  lançamento de três obras de autores locais publicadas pela Editora Panaro, “Os Saqueadores de Tucunduva e a Feiticeira de Tucunduva” do escritor Sadi Camera e o romance “Abotoaduras de Balbina” da escritora Tanize Tomasi.

Outras obras de autores locais publicadas pela Editora foram expostas para o acesso do público.

As escritas acompanham nossas vidas e as melodias fazem delas canções. O compositor Danilo Fagundes em parceria com o compositor e músico José Clademir Peterson Soares (Bimbo) encerraram a participação da Alenrio e da Editora Panaro com a apresentação e interpretação de composições musicais inspiradoras.

Sobre a ALENRIO:

Fazem parte da Alenrio e receberam a outorga da imortalidade acadêmica, os seguintes membros Renato Pereira, Tanize Tomasi, Cleci Maria Scheid, Gretel Priebe, Nair Carpenedo, Rejane Fiepke Carpenedo, Teresinha Servat Gazola, Sadi Camera e Danilo Fagundes. São patronos perpétuos e nomeiam as cadeiras Gustavo Priebe, Martin Grajewski, Luiz Forigo, Prefeito Artur Fronza, Pastor Alberto Lehenbauer, Professor Pedro Concli, Padre Pedro Stoelben, Santino Oliveira Ferreira, Prefeito João Puhl e Professor Romualdo Justmann Clauss.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket