A Bancada dos Progressistas, composta pelos Vereadores Laércio Angelin, Gringo Cente, Victor Brun. Marta Camera Taffarel e Xiru, apresentou Indicação sugerindo que o Prefeito crie um Programa de Incentivo ao Desenvolvimento e Apoio à Pecuária de Leite.
Os Vereadores justificam que a pecuária de leite é uma atividade profissional de grande importância para o município, sendo o 5º produto de produção primária na formação do VAF (índice de participação municipal), conforme cálculo atuarial realizado em 2021, tendo como base o ano de 2020. Entendem que a partir desses dados, pode-se averiguar a relevância da produção de leite para a economia local, gerando um dos mais significativos retornos de ICMS aos cofres públicos municipais. “O programa que aqui se sugere visa fomentar e incentivar as atividades desenvolvidas pelos produtores rurais do Município, a geração de empregos e especialmente, a manutenção do homem do campo, tendo como objetivos primordiais o incremento e desenvolvimento das atividades agropecuárias ou agroindustriais, através de ações direcionadas a proporcionar direta ou indiretamente o aumento da produtividade, o escoamento da produção e a melhoria da qualidade de vida, elevando o índice de participação do Município na arrecadação estadual em relação ao volume total da receita”, argumentam os proponentes.
Os Vereadores progressistas citam o Programa Municipal de Incentivo e Apoio aos Suinocultores já implementado no município e que o Programa de Incentivo à Pecuária de Leite se materializaria especialmente através da concessão de bonificação pela comercialização direto ao produtor nos valores que os estudos demonstrarem viáveis e proporcionalmente à produção de cada produtor rural.