21.81°C Tuparendi

Destaque em programa de ciências, estudante tucunduvense será homenageada pela Câmara

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
estudante

A Vereadora Marta Camera Taffarel, da bancada do PP, teve aprovado Requerimento de sua autoria, solicitando que a Câmara de Vereadores conceda uma “Moção de Aplauso” a estudante tucunduvense Raquel Cassol Fronza, pela participação destacada no programa “Futuras Cientistas”.

O programa Futuras Cientistas foi idealizado para estimular cada vez mais mulheres nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) no país. O programa é vinculado ao Ministério da Ciência, tecnologia e inovações (MCTI) e já conquistou o prêmio “LED, luz na educação” realizado pela fundação Roberto Marinho e rede Globo.

Estudante do Colégio Bento Gonçalves de Tucunduva, Raquel Cassol Fronza conquistou sua vaga na imersão de 2023, que ocorreu em janeiro deste ano. Nela, participou da construção de uma história em quadrinhos acerca da participação feminina na astronomia; de um workshop da biologia aplicada à saúde e ainda construiu um artigo científico sobre  as contribuições de seu trabalho.

Raquel foi destaque da região Sul do Brasil, participando da elaboração do vídeo de divulgação do programa. Além disso, Raquel coleciona inúmeras medalhas em olimpíadas científicas. Dentre elas, se destacam: Medalha Futura Cientista (2023)., Ouro no Torneio Nacional de Biologia (2023), Ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética (2022), Prata na Olímpiada Nacional de Ciências (2023), Prata na Olimpíadas Brasileira de Biologia Sintética (2023), Bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (2022), Bronze na Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (2023), além de  diversos outros destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática e de Biotecnologia.

Aluna dedicada, Raquel conquistou a aprovação em Medicina ainda estudando  no ensino médio, em seu primeiro vestibular, que foi realizado na UNIJUI, este ano. Entretanto, não assumiu a vaga. Vale ressaltar que ela contou com o apoio de diversos professores, com destaque a Larissa Lunardi, doutoranda em Educação em Ciências pela UFSM e professora da disciplina de biologia na escola Bento Gonçalves. Ela conduziu a estudante para participar das Futuras Cientistas e é fundamental nas conquistas da jovem.

“Tamanha dedicação à ciência por parte de uma estudante tão jovem merece ser celebrada para que possa servir de inspiração para outros jovens estudantes”, pontuou a Vereadora Marta ao apresentar o Requerimento em Plenáriio. O mesmo foi aprovado por unanimidade.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket