23.67°C Tuparendi

Em cinco meses, RS já registra mais de 600 acidentes fatais no trânsito

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
acidente transito

Levantamento parcial divulgado pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) aponta que, nos primeiros cinco meses do ano, foram contabilizados 604 acidentes fatais no Estado. O número se assemelha ao registrado no mesmo período de 2021, quando foram 601 ocorrências do tipo, e supera os 550 dos primeiros cinco meses de 2020. Em 2019, foram 627 acidentes fatais no período.

Até o momento, os meses mais violentos de 2022 foram fevereiro e maio, ambos com 129 mortes apontadas. Fevereiro também foi o que contabilizou mais vítimas em acidentes de trânsito quando comparado ao mesmo período de 2020 e de 2021.

Já o mês com menor registro de óbitos neste foi março, que teve 111 vítimas – contudo, este foi o maior número registrado no comparativo com o mesmo mês de 2020 e 2021.

Para o diretor-geral do Detran-RS, Marcelo Soletti, a pandemia provocou uma mudança de comportamento dos condutores que está refletido no trânsito.

—Ao longo dos últimos anos, os números (de acidentes fatais) vinham caindo. Porém, veio a pandemia e as pessoas passaram a agir diferente no trânsito. O perfil de infrações também mudou, com o aumento de condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool e outros sem habilitação — explica.

Os dados revelam ainda o perfil das vítimas por faixa etária e sexo. Os números apontam para uma mortalidade de homens cerca de quatro vezes maior do que de mulheres. De janeiro a maio de 2022, morreram 535 pessoas do sexo masculino contra 132 do sexo feminino – em um total de 667. Conforme o Detran, o número total de vítimas é maior do que o de acidentes fatais, pois são contabilizados os óbitos que ocorreram no local da ocorrência e aqueles confirmados até 30 dias depois (veja o gráfico).

— Historicamente, os homens são mais intensos no trânsito. Percebemos isso desde o período de aprendizado, na autoescola. A diferença de óbitos entre homens e mulheres diminuiu, mas ainda é alta, com 80% das mortes para 20% das mulheres — afirma Soletti.

Em comparação aos últimos três anos, há pequeno aumento em relação a 2021 e 2020, que tiveram, respectivamente, 642 e 599 vítimas fatais. Porém, está abaixo de 2019, quando foram 684 óbitos no trânsito.

Em relação à faixa etária, as vítimas com idades entre 25 e 29 anos lideram – 57 delas do sexo masculino e 14 do feminino. Observando especificamente os homens, os óbitos ocorreram em maior quantidade para aqueles entre 35-38 anos. Já para as mulheres, o maior número de vítimas foi contabilizado para a faixa etária dos 60-64 anos.

Colisões são maiores entre as ocorrências com morte

O levantamento do Detran-RS também identificou a natureza dos acidentes fatais ocorridos no Estado até maio de 2022. As colisões – frontais e laterais – são maioria. Juntas, representam 44,7% do total, sendo a maior parcela de colisões frontais entre dois veículos (32%). Na segunda colocação, estão atropelamentos, que contabilizam 18,4% do total de casos (veja no gráfico).

Quanto aos veículos envolvidos em acidentes fatais, os automóveis estão na liderança. Em todo o Rio Grande do Sul, foram 363 ocorrências com este tipo de veículo. Na sequência estão: motos e motonetas, com 199, e caminhões e caminhão trator, com 139 acidentes fatais.

Fonte: GZH

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket