26.64°C Tuparendi

Feira do Conhecimento e Lançamento do Dicionário Comunitário de Língua Compartilhada marcarão evento em comemoração aos 60 anos da Escola Antônio Barella

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
escola antônio barela 2

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2022 a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antônio Barella estará realizando em suas dependências um evento em comemoração aos seus 60 anos de história no município de Novo Machado. O evento será transmitido ao vivo pela página da Escola no Facebook.

As atividades que farão parte do evento são a realização da Feira do Conhecimento e o Lançamento do Dicionário Comunitário de Língua Compartilhada. Esta programação diversificada visa apresentar à comunidade uma parcela do conhecimento produzido na Escola e proporcionar aos presentes uma reflexão acerca do papel da escola enquanto agente transformador da realidade.

O protagonismo da Escola Antônio Barella é conhecido por toda a região. As suas raízes remontam ao princípio da história local. A Escola, que em 1962, tornava-se escola estadual, nasceu em 1926 na condição de escola comunitária fundada pelos próprios imigrantes. Em 1936 passou a ser escola municipal, e somente em 1962 assumiu o lugar de instituição estadual. Ao longo de todo este tempo inúmeros filhos deste chão adentraram às suas portas e receberam uma formação sólida e de qualidade.

Uma das marcas da escola sempre foi o seu diálogo constante com a comunidade e as famílias dos seus alunos. Isto está diretamente refletido no Dicionário Comunitário de Língua Compartilhada que será lançado no dia 16, e que apresenta um retrato da riqueza e diversidade cultural e linguística presente em Novo Machado. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos ao longo de vários meses, e foi contemplado pelo Fundo Social Sicredi no edital 2022. O livro teve as suas atividades coordenadas pelas professoras Adriane Bortoli, Margarida Welke e Ivanete Jurach, pela ex-aluna e hoje Doutoranda em Letras pelas UFSM, Rejane Fiepke Carpenedo, e supervisão pela Professora Doutora Verli Petri, da UFSM e  apoio da Direção da Escola o Professor Luís Carlos Fenner Clauss.

Conforme a direção da escola, este evento tem o objetivo de aproximar ainda mais a instituição escolar da comunidade, proporcionando um espaço de troca de saberes e construção de conhecimento. E também apresentar para a região um recorte do intenso trabalho que tem sido realizado ao longo do tempo.

A seguir, segue a programação:

Dia 16 de novembro de 2022, manhã:

8:30 abertura

Lançamento do Dicionário Comunitário de Língua Compartilhada

Apresentação do Documentário 60 anos da Escola

Vídeo em Homenagem aos 60 anos da Escola

Homenagem aos colaboradores da Escola nesses 60 anos

Apresentação do Documentário sobre a Banda Escolar e apresentação da banda

Feira do Livro

Autor presente

Visitação à feira do conhecimento

16 de novembro – Tarde

Realização de circuito com jogos e brincadeiras.

Contação de histórias

Cápsula do tempo

Feira do Livro

Autores Presentes

Brinquedos do SESC

Pintura de rosto

Oficina de Escotismo

Visitação do conhecimento

 Dia 17 de novembro – Manhã

Teatro

Brinquedo do SESC

Feira do Livro

Contação de história

Autor Presente

Visitação `a Feira do Conhecimento

Dia 17 de novembro – Tarde

Show de Talentos

Pintura de rosto

Brinquedos do SESC

Feira do Livro

Autor presente

Contação de histórias

Visitação à feira Do Conhecimento

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket