Informativo da Prefeitura de Novo Machado

COMPARTILHE

469287478_122121273224571997_9104710331787953764_n

Prefeitura prioriza serviços a atingidos pela estiagem

O déficit de chuvas dos últimos meses, em Novo Machado já provoca perdas no campo e transtornos  para os produtores rurais que lidam com a pecuária de corte e leite. O gado começa a emagrecer e, nas microrregiões onde não chove suficiente há muitos dias, ainda não tivemos notificações de rezes morrendo de sede por falta de pastagem e de água, mas a situação vem se agravando dia após dia. Para reduzir  os efeitos da seca, a Secretaria de Obras e Subprefeitura do Distrito de Vila Pratos está com parte da frota de retroescavadeiras destinadas a realizar o desassoreamento (limpeza e escavação) de tanques/bebedouros do gado que estão secos, a fim de fazer fluir água para dessedentar o gado dos pequenos produtores rurais.

O secretário de Obras, Jadir Chaves, informa que, devido à grande demanda pelas máquinas, foi elaborado um calendário de atendimento aos produtores que precisam recuperar os tanques/bebedouros. No momento, as máquinas estão atuando em localidades de dois distritos de diferentes microrregiões do município.

No momento, estamos com máquinas atendendo aos pequenos produtores que estão com os bebedouros secos nas regiões mais críticas do interior do município. Estamos com máquinas recuperando os bebedouros do gado em propriedades das regiões de Vila Pratos, Esquina Barra Funda e Região Costeira.

O secretário destaca que o verão (período de estiagem que geralmente ocorre no início do ano) está acentuado em diversas microrregiões. “Estamos procurando agilizar ao máximo as necessidades dos pequenos produtores nos bebedouros, tendo em vista que em algumas regiões o verão castiga as propriedades com 10 dias de estiagem e em outras já dura mais dias sem uma chuva que satisfaça ao homem do campo e às suas demandas”, lamentou o secretário Jadir.

 Saúde de Novo Machado participa de reunião da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde  sobre enfrentamento da Dengue.

 A 14ª Coordenadoria Regional de Saúde está apoiando os 22 municípios da microrregião com  ações de controle à dengue. As iniciativas na Região Fronteira Noroeste unem equipes da Secretaria de Estado da Saúde, dos agentes comunitários de saúde dos municípios, órgãos municipais e organizações em combate à dengue.

Com um trabalho permanente de orientação e capacitação, as regionais de saúde dão suporte aos municípios para ações de intensificação das visitas aos domicílios, distribuição de material informativo sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de outras iniciativas relacionadas ao enfrentamento da doença. As ações são focadas em pontos propícios à proliferação do mosquito e para conter os focos já existentes nessas regiões.

Na manhã do dia 05 de fevereiro, o secretário municipal da Saúde, Fabrizio Gazzola, juntamente com as enfermeiras Ivete Strapazzon e Catiane Henz, participaram de uma reunião da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde para falar sobre o  Enfrentamento da Dengue.

Prefeito recebeu representantes do Conselho Tutelar

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o prefeito Zezinho recebeu representantes  do Conselho Tutelar  e destacou a importância do trabalho conjunto entre o executivo e o órgão de proteção infantil.

Estiveram presentes  a presidenta do conselho – Glorinha Seibert, e a conselheira – Cristiane Naujorks. Durante o encontro, as conselheiras apresentaram as principais atividades realizadas pelo órgão e as demandas mais urgentes, reforçando a necessidade de aprimorar a estrutura e os recursos para garantir a proteção e o bem-estar do público infantojuvenil.

Após dia de campo em Bento Gonçalves, produtores de Novo Machado pretendem investir  na cultura de uva no Município.

Na primeira quinzena de fevereiro  três produtores rurais de Novo Machado  foram convidados pelo escritório municipal da Emater  para participar do  2º Dia de Campo promovido  pela Embrapa na cidade de Bento Gonçalves–RS. O evento apresentou as mais recentes inovações em vitivinicultura com especialistas renomados.
A comitiva de Novo Machado, juntamente com outros integrantes da região,  aproveitou para conhecer a Cooperativa de Produção Ecológica Pérola da Terra no município de Antônio Prado, local em que produzem os derivados do hortifruti, fabricam e comercializam. Além da uva e vinho, eles conheceram sistemas produtivos do melado de maçã e vinagre desta fruta, maçãs, chás mistos e mix, verduras, entre outras culturas para comercialização de mercado.
No auditório da Embrapa em Bento Gonçalves, eles acompanharam palestras de especialistas, entre eles a do Engenheiro Agrônomo e Enólogo Dr. Marcos Button, os quais objetivaram disseminar inovações e boas práticas para o setor vitivinícola, focados no desenvolvimento de novas cultivares, sistemas produtivos sustentáveis e estratégias para enfrentar desafios climáticos e fitossanitários. Um dos destaques foi o inovador sistema de condução lira modulável, desenvolvido numa parceria entre o Consevitis-RS e a Embrapa Uva e Vinho. O evento ainda contou com a palestra de abertura “Vinhos BRS: oportunidade em cenário de mudanças climáticas e ameaças fitossanitárias” e três estações temáticas, entre outras experiências. A intenção é desenvolver a vitivinicultura em Novo Machado como uma alternativa de renda nas propriedades.

Informações sobre vias interrompidas devido a obras de pavimentação

A Rua Três Pedras, na Zona Urbana/Novo Machado, está em obras de pavimentação de calçamento. O trânsito está interrompido na arterial Três Pedras, com acesso para a Travessa Rua Farroupilha, com passagem para a Rua Largo do Mauá. O trajeto final para a Rua Largo do Mauá, que dá acesso à Rua Três Pedras, também está interrompido. Na estrada que dá acesso a Lajeado Limoeiro, Esquina Rutke, o trânsito está interrompido na Esquina Fitz.

Comunidades como Esquina Barra Funda, Barra Fundinha, Rincão Dos Claros, Lajeado Saltinho, Lajeado Corredeira, Esquina Carvalho devem se locomover por Vila Pratos para se dirigir à Sede. Quem vem de Lajeado Limoeiro, Esquina Rutke, deve acessar a via rural que dá acesso a Lajeado Gateados e após à Sede.

Jovens alistados na Junta de Serviço Militar em Novo Machado embarcaram para a Seleção Complementar 2025.

Na manhã de terça-feira, 11 de fevereiro, em frente à SMEC, foram recebidos a Seleção Complementar 2025 dos jovens alistados na Junta de Serviço Militar. O processo faz parte das etapas obrigatórias para os cidadãos que cumprem o serviço militar inicial. A seleção teve como objetivo levar os 16 jovens de Novo Machado alistados para lhes avaliar, garantindo que todos os critérios exigidos sejam atendidos. Durante a realização, foram conduzidas entrevistas e análises, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Exército Brasileiro na Cidade de Santa Rosa, no Exército Brasileiro-19 RC Mec. O resultado da seleção será divulgado posteriormente. Os jovens que participaram devem ficar atentos às informações da Junta de Serviço Militar para acompanhar os próximos passos. O alistamento militar para 2026 deve ser realizado junto à junta de serviço militar de Novo Machado até 30 de junho de 2025.

Curso de Verão

Através da secretaria da saúde e assistência social, a prefeitura de Novo Machado está oferecendo um “curso de verão”,  no centro de convivência de Vila Pratos com agendamento. Esta proposta desperta a musicalidade em todas as idades.

Estão sendo oferecidos diversos instrumentos para uma iniciação e gosto no despertar de talentos em nossa comunidade.

Neste mês de fevereiro, programamos essa amostra também nas reuniões das Terceiras Idades. Dia 06/02 aconteceu no grupo Renascer. Conforme as fotos registradas, percebe-se a movimentação espontânea e testes nas coordenações monitoras, destreza, ritmo, compassos, etc. nesta Melhor Idade. Um cuidado especial a mais oferecido para os munícipes que podem dispor deste tempo para manter as pessoas sempre mais saudáveis.

Para o dia 14/02, estaremos no grupo Progresso em Barra Funda.

Dia 19, no grupo do CRAS de Vila Pratos, e dia 27, no grupo Alegria de Viver na sede.

Prefeito e vice se reúnem com a Coordenadoria Regional de Educação para tratar de assuntos pertinentes à educação e à concessão de uso de prédio escolar em Esquina Barra Funda.

A Prefeitura de Novo Machado deverá solicitar a utilização do prédio  da Escola Estadual de Esquina Barra Funda,  Gonçalves Dias por meio de ofício endereçado ao Governador do Estado do RS.

A possibilidade de transição do edifício é para uma possível transformação de um departamento municipal e a realização de um projeto voltado a atender alguns anseios desta comunidade.

Nota-se que o local se encontra bastante avariado, com portas arrombadas, janelas de vidros quebradas, na parte externa tomado de capoeiras e na interna de lixo, porém a sua estrutura e um conjunto de elementos foram conferidos pelo serviço de engenharia e garantem a estabilidade e resistência do prédio.

A escola era pertencente à 17ª Coordenadoria Regional de Educação, criada pelo Decreto n.º 11.767, de 7 de novembro de 1960, em virtude de ter cessado suas atividades ao final do ano letivo de 2019, deixando de integrar o Sistema Estadual de Ensino. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 82, incisos V e VII, da Constituição do Estado, e nos termos da Deliberação n.º 121/2021, do Conselho Estadual de Educação, decretou, em 6 DE SETEMBRO DE 2021, a extinção de estabelecimento de ensino localizado no Município de Novo Machado–RS.

Como a Administração Municipal, pais, professores, vereadores, entre outros, não conseguiram impedir o fechamento desta escola, ela encontra-se atualmente abandonada. Na última semana, o prefeito de Novo Machado, Sr. Valdeci N. Dallenogare, vice-prefeita Adriana M. Nedel, engenheira civil Alessandra Lautharte, e o professor Osmar Fronza acompanharam até a Esquina Barra Funda a Coordenadora Regional de Educação da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Sra. Adriane Regina Spohr e a sua assessora Eliane M. Roehrs.

Segundo a coordenadora, a parte interessada deve comprovar os requisitos essenciais à sua concessão, qual seja, que a posse sobre o imóvel poderá ter possível reconhecimento dentro de todos os pressupostos exigidos por Lei.

Na oportunidade, a coordenadora também visitou o gabinete do prefeito para tratar de assuntos pertinentes à educação do município.

 

COMPARTILHE

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Você deve estar logado para postar um comentário

Cesta de compras