13.64°C Tuparendi

Novo presídio em Santa Rosa poderá ter 1.424 vagas

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
novo-presidio-em-santa-rosa-podera-ter-1-424-vagas

O prefeito Anderson Mantei e o vereador Vitor De Conti estarão em Porto Alegre na sexta-feira, dia 31, para uma audiência com o secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana. O encontro será às 10h, na sede da Secretaria, com envolvimento direto também do secretário de Estado Ernani Polo.

A comitiva busca aprofundar as discussões em torno do projeto do Governo do Estado para construir um novo presídio regional em Santa Rosa, em área distante do perímetro urbano. As lideranças vão se inteirar dos detalhes técnicos e estabelecer os próximos passos em relação à futura obra. “Há um ano, quando mantivemos os primeiros contatos, falava-se de um investimento de R$ 25 milhões, sem contabilizar nesse montante o valor da área de terra necessária”, comentou o prefeito Anderson Mantei em entrevista à imprensa.

Santa Rosa consta na relação de 12 municípios que poderão ser beneficiados com a construção de novos e modernos presídios em solo gaúcho. A informação está publicada em PROA (Processo Administrativo) do Governo do Estado que aborda o estudo para criar 12 polos prisionais regionais, um deles sediado aqui, com a missão de modificar toda a estrutura do sistema prisional. “Com o estudo bem evoluído e na linha de prioridades do Governo devemos começar a pensar em uma área adequada para sediar essa obra”, comenta o vereador Vitor.

O diretor da unidade prisional de Santa Rosa, Rubesmar Goebel, manteve reunião com o vereador Vitor Daniel De Conti para tratar deste importante tema. O encontro se motivou porque, em 2022, Vitor apresentou na Câmara uma indicação para que o Legislativo desse apoio à construção de um presídio fora dos limites urbanos. O pleito teve unanimidade entre os vereadores.

Por sua vez, a Administração Municipal, através do prefeito Anderson Mantei, entregou ao Governo do Estado um documento se posicionando favorável ao empreendimento.

O atual presídio está em área que tem somente um hectare, cercado por moradias (Vila Agrícola), e divisório ao terreno da fábrica da AGCO. A nova unidade deve ter área de oito a 10 hectares, com pavilhões construídos para abrigar os apenados com dignidade e, ao mesmo tempo, terá foco na ressocialização através do trabalho e do estudo. Nesse ponto, a estrutura predial abrigará empresas que farão uso da mão de obra dos apenados, de modo que sejam oportunizados cursos de qualificação com formação profissional.

O vereador Vitor De Conti argumenta que o projeto do Governo do Estado é importante por seu foco no trabalho, mas também porque o novo presídio demandaria a contratação de dezenas de novos servidores e liberaria o efetivo policial para trabalhar nas ruas. A estrutura fora da cidade, igualmente, configura maior segurança para a comunidade, pois impediria a entrada de drogas, celulares e outros artefatos.

ATUAL

Presídio de Santa Rosa foi instalado em 1937, passou por reformas nos anos 70 e 80. Abriga 325 apenados em regime fechado. Tem ainda 120 em regime semiaberto (pernoitam no pavilhão do albergue interno) e outros 135 em prisão domiciliar, com tornozeleiras eletrônicas. Ao todo, são 580 pessoas cumprindo penas.

NOVO

Projetado para comportar 1.424 vagas em regime fechado, mais 85 para a ala feminina. Prevê o fechamento de cinco presídios localizados na região, incluindo Santo Cristo, Santo Ângelo e Três Passos.

Fonte: Fato Notícias

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket