A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde e do NAAB, promoveu na semana passada, uma blitz de valorização de vida, evento alusivo ao Setembro Amarelo.
Esta ação ocorreu nas avenidas da Sede, comércios, departamentos públicos, onde foram entregues as pessoas, aos motoristas e pedestres que passam pela região, panfletos que indicam os sinais que podem ser observados e ajudam na prevenção do suicídio.
Conforme a Psicóloga Silvia Jung, o Setembro Amarelo é uma campanha que visa a prevenção ao suicídio. “Os números de casos de suicídio no Brasil e no mundo são alarmantes, sendo essencial que as pessoas que conheçam esse problema entendam a necessidade de ajudar quem está passando por ele e que as pessoas que estão com esse tipo de pensamento entendam a importância de buscar ajuda”, destaca Silvia.
Para o Secretário da Saúde Fabrizio Gazzola, falar sobre o Setembro Amarelo, na verdade, é abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários.
“Essa campanha envolve ações de pessoas, entidades, órgãos de saúde, empresas, entre muitos outros. O foco é o cuidado com a saúde mental de pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias”, afirma o Secretário.