A partir de terça, dia 16 de abril, a Unidade Básica de Saúde de Vila Pratos, começará realizar o acolhimento de todas as pessoas que estiverem às 7h45 para serem atendidas. A enfermeira será a responsável pelo acolhimento e passará inicialmente as pessoas que mais necessitam de atendimento médico, lembrando que a quantidade de fichas permanece a mesma. Aquelas pessoas que não conseguirão atendimento no dia, serão agendadas conforme a necessidade ou poderão retornar em outro dia. As fichas para o interior não sofrerão qualquer alteração nesse momento.
Essas ações são necessárias visto a grande demanda em virtude da epidemia da Dengue e com isso as pessoas não precisarão mais vir de madrugada para “tirar a ficha”. Outra decisão tomada será de aumentar a quantidade de turnos de atendimento, ficando, a partir do mês de maio, todas as sextas-feiras com consultas e agendamentos.
Importante ressaltar também que na UBS de Vila Pratos existe a Rede Bem Cuidar, que desde o mês de abril, tem quatro turnos reservados para as avaliações multidimensionais em idosos. Temos a meta de atender 75 idosos ate o final de junho. O atendimento em Barra Funda continuará todas as segundas e quartas-feiras, normalmente. A primeira e a terceira sexta-feira do mês, no turno da manhã, não haverá atendimento nos meses de maio e junho. No final de junho a gestão da Secretaria de Saúde estará fazendo uma avaliação dessas mudanças.
Recentemente a UBS de Novo Machado passou por uma profundo reforma estrutural, melhorando assim as condições de trabalho do servidores e consequentemente o atendimento ao público.