Tucunduva voltou a reviver no dia de hoje toda a alegria da Festa de São Roque, uma tradição renovada todo mês de agosto durante mais de 9 décadas. Em apenas 4 oportunidades o evento não foi realizado nos últimos 94 anos, incluindo 2020 e 2021, quando a Festa não aconteceu devido a pandemia de Cornonavirus.
Mas valeu a pena esperar. A tradição foi mantida e Tucunduva viveu hoje uma grande festa. Tudo começou logo cedo com a alvorada festiva. Infelizmente o dia amanheceu com chuva, fato que acabou resultando no cancelamento da tradicional procissão, no entanto mesmo com o mau tempo, a Igreja Matriz esteve novamente lotada de fiéis que foram agradecer e pedir graças a São Roque. A celebração esteve a cargo dos Padres Karison e Alcido Kaiser, com destaque para benção das sementes e dos pães. Ao final foram ofertados pãezinhos ungidos para o publico que compareceu na Missa.
Tão logo acabou a cerimônia religiosa já foi possível perceber o movimento na retirada de churrasco. Havia a previsão da venda de 1250 kg. de carne. No interior do Salão Paroquial foi necessária a instalação de novas mesas para atender a grande demanda de público que optou por almoçar no local e não levar o assado para suas casas. Também foram colocadas mesas na área externa, espaço que igualmente ficou lotado. Também era grande o movimento nos balcões que vendiam tortas, pudins, cucas. saladas e os canudinhos recheados, uma iguaria tradicional vendidos há anos na Festa de São Roque.
Por volta das 13h30min. teve início a reunião dançante, incialmente com Adriano Costa e Cia. e a partir das 16 horas com a Banda São Francisco. Por volta das 17 horas o Salão estava repleto. Os organizadores também promoveram o sorteio da Ação Entre Amigos. A Festa teve seu encerramento pouco depois da 20 horas, quando um grande público ainda permanecia no Salão Paroquial.