No último dia 21 de maio, a patronagem do CTG Querência Xucra de Tucunduva, promoveu um fandango “diferente” com o objetivo de relembrar os tempos idos e trazer para os mais jovens um pouco da cultura e tradição dos nossos antepassados.
O salão do CTG foi totalmente decorado com motivos que remetem a décadas passadas, com objetos que estão quase obsoletos nos dias atuais, como enchadas e foices, além de uma galeria com “retratos” antigos, tuias com alimentos como feijão e farinha, louças antigas, erva mate a granel, chapéus e roupas, lampiões e até um bolicho foi montado, com venda real de produtos típicos e de forte ligação com o gaúcho, como alpargatas e fumo em corda, e guloseimas que faziam a alegria da crianças de antigamente, entre elas o sorvete seco, suspiros, roscas de polvilho, bala de banana e até salame. A parte externa do CTG foi toda decorada e iluminada com tochas de fogo, para mostrar como era a vida antes da luz elétrica.
O cardápio servido aos presentes também foi especial e ao “estilo de antigamente”, com iguarias como torresmo, queijos, morcilha ( morcela o nome correto),carne de porco frita, batata doce, cucas, roscas de polvilho, pães, doce de abóbora, salame entre outros..
“Nosso pessoal se esforçou muito, ficou tudo lindo, a segunda edição do “Fandango Diferente”, foi um grande sucesso! Os associados e o público em geral adoraram a decoração, o cardápio que nós produzimos e tudo que foi preparado para gente reviver um pouco dos costumes dos nossos antepassados”, declarou Marinês Bergenthal, da patronagem do CTG Querência Xucra.