30.58°C Tuparendi

Abril terá mais duas ondas de frio e períodos de chuva concentrados na segunda quinzena

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
frio

Para quem gosta de frio, que chegou ainda em março, abril terá mais duas ondas marcantes de baixa temperatura no Rio Grande do Sul. A mais intensa está prevista para o final do mês, de acordo com a Climatempo. A chuva deverá oscilar entre a média e pouco acima da média, conforme a região.

O fenômeno conhecido como La Niña, que provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, segue interferindo pelo terceiro ano consecutivo.

– Isso favorece mais dias sem chuva e pouca precipitação – explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo.

Nas áreas próximas a Santa Catarina e no oeste gaúcho, a chuva tende a oscilar entre a média e pouco acima da média. No Centro-Sul, os volumes devem ficar abaixo da média registrada para abril. Os dias de chuva estarão mais concentrados na segunda quinzena.

– Em março, as chuvas até ficaram acima da média, o Pacífico estava mais quente. Em abril, não chove tanto. Costuma chover mesmo de junho a outubro – diz Fabiene, que complementa:

– Vai chover em abril, períodos em que vai chover muito em poucos dias, mas não será suficiente para ajudar o pessoal no abastecimento de água. Para o cultivo, pode trazer um alívio.

A meteorologista afirma que a antecipação do frio, como neste ano, é normal, também em decorrência da atuação da La Niña. Outra onda de baixa temperatura deve ocorrer na metade do mês, mas a mais significativa virá entre o final de abril e o início de maio. Todas têm possibilidade de geada, mas a chance mais elevada é na terceira – o Estado teve a primeira geada do ano nesta sexta-feira (1º).

– Abril será mais frio do que a média. As temperaturas máximas vão fechar abaixo da média no Centro-Sul e no Leste. No Oeste, ficarão em torno da média.

Quanto às máximas, os termômetros oscilam entre 20ºC e 28ºC no Noroeste, no Sul e na Fronteira Oeste.

– No decorrer da primeira quinzena, pode ter dias com temperaturas elevadas, mas o que vai predominar é a chegada de ondas de frio – resume Fabiene.

Fonte: GZH

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket