26.28°C Tuparendi

Chama Crioula será distribuída de Tucunduva para toda 3ª Região Tradicionalista

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
chama 3

O CTG Querência Xucra de Tucunduva pleiteou junto a Coordenação da 3 região tradicionalista- 3 RT, sediar a distribuição da Chama Crioula aos demais CTGs que compõem a 3ª Região, uma das maiores do Estado, reunindo entidades de 41 municípios.
A idéia partiu da coordenação da 1 micro região, da qual Tucunduva faz parte, apoiada pelo Departamento das cavalgadas e seus cavalarianos.
Nas reuniões de patrões da 1 região, que acontecem mensalmente, foi questionado do interesse de alguma entidade sediar o evento.. A Patronagem com seus integrantes e em contato com o depto da campeira, na terceira reunião do ano, que aconteceu em 11 de maio, decidiu concorrer com outros interessados a sediar o evento..
Para justificar a pretensão de ser sede e ponto de distribuição do mais importante símbolo da Semana Farroupilha, a patronagem do CTG Querência Xucra, na pessoa do Patrão Silvio Alberto Seger, alegou que a entidade tucunduvense é das poucas filiadas ao MTG, que sempre participou das cavalgadas da busca da Chama Crioula, da grande região do Estado, inclusive com a participação de mulheres. Informou também à Coordenação da 3 RT que o Querência Xucra é dos poucos CTG’s a observar de forma rigorosa os costumes e tradições nos seus eventos, exigindo o uso de pilchas e indumentárias tradicionalistas em seus fandangos. Outra justificativa apresentada pelo CTG, é que Tucunduva é a terra natal de Cenair Maicá, considerado um dos “Quatro Troncos Missioneiros”, juntamente com Noel Guarani, Jaime Caetano Braun e Pedro Ortaça. A estrutura do CTG e da cidade, é capaz de atender a todos os tradicionalista que estarão em Tucunduva, o que também conrribuiu para que o Querência Xucra fosse honrado com esta ação inédita de ser o ponto de partida da Chama Crioula para os demais municípios da 3RT. A Centelha da chama será buscada pelo CTG de Tucunduva e cavalarianos de outros CTGs da região, no município de Canguçu. “É um motivo de muito orgulho para o nosso CTG. Será a primeira vez na história que a Chama Crioula de todos as entidades da 3RT partirá de Tucunduva. Agora vamos trabalhar para nos estruturar para receber da melhor maneira a todos os tradicionalistas”, declarou o Patrão Silvio Alberto Seger.

Além do ofício do CTG, também apoiaram oficialmente a iniciativa, a Prefeitura Municipal de Tucunduva, através do Prefeito Jonas Fernando, a Câmara de Vereadores na pessoa do Presidente Laércio Angelin e a Brigada Militar, através do seu comandante em Tucunduva, Tenente Mizael Bavaresco.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket