23.62°C Tuparendi

Com homenagem a Cenair Maicá e participação na Feira do Livro, ALENRIO presta importante apoio a cultura local

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
DSCF0959

Fundada há pouco tempo ( dezembro de 2020 ), a ALENRIO – Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul, cada vez mais se solidifica como uma importante entidade a serviço da cultura local e regional. Além de reunir um seleto grupo de escritores, a ALENRIO tem marcado posição ao participar de eventos importantes em Tucunduva. No final de semana que passou protagonizou uma importante homenagem ao cantor Cenair Maicá, durante histórico evento de distribuição da centelha da Chama Crioula, para toda 3ª Região Tradicionalista. A homenagem precedeu a apresentação da Família Maícá, no CTG Querência Xucra.  Por falar em Cenair Maicá, o fato do músico ter nascido em Tucunduva e ser o homenageado deste ano na Semana Farroupilha, foi um dos trunfos que fizeram com o município fosse escolhido para sediar a distribuição da Chama.  “Quando iniciamos o processo de buscar a condição de sermos o município a distribuir a Chama Crioula, começamos a montar um processo e a justificar por  que merecíamos ser o município escolhido. O fato de Cenair Maicá, um dos chamados “troncos missioneiros”, ter nascido em Tucunduva, foi um dos argumentos que utilizamos”, conta Danilo Fagundes, compositor, membro da ALENRIO,  sócio do CTG e que colaborou no processo que culminou com a escolha do Querência Xucra como sede regional da distribuição da centelha,  na vinda de Família Maicá para Tucunduva e do acervo do cantor, com peças que pertenceram a Cenair e que ficarão expostas até o dia 20 de setembro.

A homenagem prestada pela ALENRIO, teve a participação do próprio Danilo, além dos acadêmicos Sadi Camera e Nair Carpenedo.  Durante a homenagem foi lido uma breve biografia do cantor, bem como recitado algumas de suas músicas e feito referências a importância Cenair para a cultura e música nativa missioneira e gaúcha.

Nesta sexta, 9,  a ALENRIO mais uma vez participa de um importante evento cultural. A  partir das 19 horas,  membros a Academia estarão se apresentando para o público, ocasião em que irão falar sobre a ALENRIO, seus projetos individuais, seus patronos perpétuos e  suas obras. Na Academia há membros das mais diversas correntes, com autores de romances, livros históricos, poesias e música.  O músico e compositor José Clademir Peterson Soares, o “Bimbo”, também estará presente. Ele irá interpretar o Hino da Alenrio,  cuja letra foi composta pelos membros Renato pereira  e Tanize Tomasi,  com letra de Danilo Fagundes e o próprio Bimbo.

 

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket