23.82°C Tuparendi

Corpo de morador de Osório é enterrado por engano por outra família em Porto Alegre

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
homem 2

Além da perda de um ente querido, uma família de Osório, no Litoral Norte, enfrenta uma situação delicada por um erro no Departamento Médico Legal (DML) de Porto Alegre. Após o falecimento de Jorge Antônio Nascimento e Silva, 52 anos, provavelmente por problema hepático, no domingo (17), o corpo teve de ser transferido para a Capital, por falta de médico-legista em Osório.

Familiares foram chamados para fazer reconhecimento da vítima no DML, procedimento que só foi possível nessa terça-feira (19), e se surpreenderam com a informação de que o corpo teria ferimentos causados por arma de fogo. Na verdade, no entanto, tratava-se do cadáver de outra pessoa. Para piorar, os parentes de Nascimento e Silva foram informados de que o corpo dele já foi sepultado, em Porto Alegre, como sendo de outra pessoa.

Instituto-Geral de Perícias (IGP), que responde pelo DML, confirma o equívoco e informa que toda a assistência está sendo prestada aos familiares, além de ter instaurado um procedimento interno para apurar as responsabilidades.

A cozinheira Michele Silva, 33 anos, conta que o pai morava em uma casa no mesmo pátio da residência dela, mas aos fundos, e que, no domingo, foi levar o almoço para ele e o encontrou caído no chão da moradia. Vizinhos a ajudaram e o Samu foi acionado, mas Silva já havia falecido. A causa da morte, segundo Michele, foi uma hemorragia abdominal hepática. Ela diz que o pai estava desempregado, sofria de depressão e enfrentava problemas com o alcoolismo.

Transferência para a Capital

Michele diz que foi informada que não havia médico-legista disponível em Osório e, por isso, seria necessário transferir o corpo do pai para Porto Alegre, para a necropsia, que confirmaria a causa da morte. O acompanhamento de um familiar era necessário no DML da Capital. Para agilizar o processo, o irmão de Jorge Nascimento e Silva foi acionado, mas o reconhecimento por ele não foi aceito, já que ele não era filho do mesmo pai e da mesma mãe da vítima. Michele, então, foi ao local, mas conta que não conseguiu realizar o procedimento por falta de documentação exigida e também pela necessidade de pagar taxas, com as quais ela não conseguiu arcar prontamente. A situação, que envolveu deslocamentos entre Porto Alegre e o litoral, teve o desdobramento completamente inesperado nessa terça-feira.

Reconhecimento do corpo

Contatada por servidores do DML na Capital, a respeito do reconhecimento do pai, Michele ficou surpresa com o que ouviu.

— Me perguntaram se eu realmente teria condições de reconhecer o meu pai, devido aos vários disparos de arma de fogo, já que estava muito machucado. Mas eu disse: não, meu pai não levou tiro, não era o corpo dele. A moça viu que tinha algo errado, chamou outra e nos comunicaram que havia ocorrido um erro com papéis e pediram para que a gente esperasse. Aí fomos falar com o diretor e nos informaram que havia ocorrido a troca dos corpos. Meu pai havia sido levado por outra família e já havia até sido enterrado — explica Michele.

Ela retornou para Osório e foi orientada a voltar nesta quarta-feira (20) para o DML, para que, desta vez, o corpo do pai dela fosse entregue. Ela ainda não sabe como irá proceder, mas acredita que a situação, por ter se estendido por vários dias, a impedirá de velar o pai.

O que diz o DML

Em nota, o DML confirma o engano e diz que todas as providências estão sendo tomadas.

Leia na íntegra:

O DML está providenciando todo o andamento jurídico necessário para entregar o corpo aos familiares, o que deve ser nesta quarta-feira. A família está recebendo o suporte necessário, e foi recebida pela direção do Departamento, que manifesta profundo pesar pelo engano. Um procedimento interno vai ser instaurado para apurar responsabilidades, com possíveis penalizações”.

Texto GZH

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket