27.17°C Tuparendi

Inaugurada fábrica da Doceoli em Tuparendi

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
4d773b97-1eb9-4190-a67c-70d1b5cb2845

Foi inaugurada na manhã do último sábado, 11 de maio, a planta industrial da Doceoli em Tuparendi, localizada às margens da ERS 344, na localidade de 10 de Maio. A cerimônia inaugural realizada em frente fábrica, reuniu um grande público, composto de servidores da empresa, autoridades regionais, imprensa, fornecedores, produtores de leite de toda região e convidados.  O protocolo foi simples, realizado em uma tenda que abrigou o público quando uma chuva fina caiu no local. Durante a cerimônia houve manifestações do Sr. Luis Zimmermann, fundador da empresa, da vice-prefeita de Santo Cristo, do Padre Lauro, amigo da família e do Prefeito de Tuparendi, Leonel Petry, além de uma benção das instalações.  Em sua fala o diretor da empresa fez um longo agradecimento, fazendo questão de citar um a um as pessoas, entidades e empresas que de alguma forma colaboraram para a construção da fábrica em solo tuparendiense. Já o Prefeito Leonel, ressaltou a importância da instalação da empresa no município, sendo esta uma das principais conquistas da sua gestão, que se encerra no final deste ano.

Fazendo parte da agenda de inauguração da fábrica, em outro local, na localidade de São Marcos, a direção da Doceoli programou um grande evento, com a realização de whorkshops e palestra com Anderson Danette, que falou sobre a interação entre empresas e produtores rurais. Importante ressaltar que a Doceoli promoveu a “inauguração solidária”, onde irá doar patrocínios que recebeu de fornecedores e parceiros por ocasião da inauguração e também solicitou que o público que comparecesse ao evento  trouxesse algum produto de higiene e limpeza, que posteriormente serão enviados para uma central de recebimento de doações para atingidos pela enchente que assola o Estado.  Aproximadamente 1.500 pessoas lotaram o salão de São Marcos, onde também foi servido um almoço regado a muita música e chopp.

Planta de Tuparendi poderá beneficiar até 150 mil litros de leite por dia

A fábrica da Doceoli instalada em Tuparendi é uma das mais modernas do setor, com capacidade de absorver até 150 mil litros de leite  por dia, quando operar com carga máxima. Em operação desde o mês de abril, o processo de instalação da planta industrial iniciou em 2017, quando a empresa manifestou ao Prefeito Leonel, interesse em se instalar em Tujparendi. Iniciou-se então um longo processo, primeiro os trâmites  legais  que permitiram  a doação do terreno por parte do município, passando então para a concessão de licenças por parte de órgãos públicos, a construção e instalação de equipamentos na nova fábrica.  A empresa investiu mais de R$ 40 milhões na fábrica de Tuparendi.

No mercado há mais de 26 anos, a Doceoli começou fabricando bolachas, feitas artesanalmente por Dona Olívia, esposa de Seu Luis, que vendia os quitutes de porta em porta. Atualmente a Doceoli possuiu 227 servidores, sendo que a unidade de Tuparendi já gera 47 empregos diretos, podendo absorver pelo menos mais 20 quando operar de forma plena. Hoje são beneficiados pela Doceoli em torno de 100 mil litros de leite, adquiridos de 370 produtores de 17 municípios da região. Os produtos da empresa já estão sendo comercializados em pelo menos 300 municípios do Estado e já começam a ultrapassar as fronteiras do Rio Grande. Em Tuparendi serão produzidos algumas variedades de queijos, além de outros subprodutos como nata, manteiga, requeijões, soro em pó e sobremesas lácteas.

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket