21.28°C Tuparendi

“Projeto de Vida” resulta em Mostra de Arte com alunos do Bento

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
5

A Escola Bento Gonçalves,  através do Componente Curricular “Projeto de Vida” e da Regente de Classe, professora Marta Camera Taffarel, promoveu ainda em 2022, uma “Mostra de Arte”. Na época os trabalhos foram expostos na agência do Sicredi  e esta ano liberados para publicação também nas mídias sociais. ” É um momento em que o aluno expressa através das telas, a compreensão de suas emoções, buscando compreende-las e refletir sobre o que está sentindo, amadurecendo ao senti-la e identificando-as.  A essa capacidade damos o nome de Inteligência Emocial, que também significa maturidade”, explica a Professora Marta.

Acerca da Mostra e da  confecçao das obras, os alunos identificam e exprimem suas emoções. O resultado foi considerado  excelente, surpreendendo aos alunos e também à equipe Sicredi, que disponibilizou espaço, tornando possível ao público ter acesso à visitação em horário de expediente. “Nosso agradecimento aos alunos pelo empenho, ao Sicredi pela disponibilidade do espaço. Estas obras, estão sendo divulgadas à nível de Secretaria Estadual de Educação  e também de Coordenadoria Regional de Educação- CRE, e agora também disponibilizadas nas redes sociais e sites de internet como o Jornal Sentinela”, concluiu a Professora Marta.

Veja os trabalhos abaixo:

A expressão da emoção e da razão.

Essa obra expressa os dois lados da vida.

Assim como existem dois lados de cada história, existem dois lados de toda pessoa.  Um lado que revelamos ao mundo e o outro que mantemos escondido.

NOME:Jonas, Bruno, Gustavo, George,Pedro,Felipe  1ª

 O equilíbrio sobre razão e emoção
No nosso dia a dia, mesmo que a gente não perceba, sempre  vivenciamos conflitos entre razão e emoção. Por um lado, a impulsividade carregada de sentimentos (emoção) e, por outro, a ponderação e uma melhor análise das consequências (razão). Todos nós temos momentos mais emocionais e outros mais racionais. Porém, algumas pessoas têm um lado muito mais aflorado do que o outro. E, quando estamos vivendo
conflitos internos, o equilíbrio entre a razão e a emoção não é fácil de ser alcançado. Quando agimos demais com a emoção, muitas vezes acabamos tomando decisões desastrosas, das quais nos arrependemos depois. Do outro lado da mesma moeda, quando agimos demais com a razão, sempre avaliamos melhor cada situação, pensamos nos prós e contras de determinada atitude e racionalizamos sobre o que vamos
ganhar e perder. Só que, geralmente, não temos o tempo necessário para tudo isso. O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional. Para que as pessoas utilizem todo seu potencial, o ideal é que razão e emoção estejam
equilibrados. Dentro de cada coração existe uma guerra, emoção x razão, alimente a emoção, mas não a ponto de ficar tão  forte que devore a razão. Nem tudo de mais, nem menos de tudo seja equilíbrio.
(Windson Holanda)  Gabriela,André,Jefferson e Bernardo.

 

“Nós precisamos do toque de quem amamos quase tanto quanto de ar pra respirar”
A obra foi inspirada no livro e filme “A cinco passos de você”, que retrata dois jovens apaixonados que possuíam uma doença, conhecida como fibrose cística, que os impedia de se aproximarem. O pulmão retratado na obra, retoma o livro, que representa a necessidade da interação humana, ou melhor, o carinho e a presença de quem amamos. O amor existe de diversas formas, não se prende apenas ao sentimento romântico, mas também ao amor familiar, o amor próprio e o amor platônico. Este sentimento tem diversas faces, passa por diversas emoções diferentes, mas permanece vivo. É uma experiência que
permanece no seu ser. O tempo é muito curto para não demonstrarmos o que
sentimos para aqueles que amamos, por isso, beije, abrace, aproveite o tempo com sua pessoa amada,ria o quanto puder e se permita sentir!
Participantes: Maria E. da Silva, Maria E. Tibola, Maria L. de Almeida,
Eduarda de Costa, Sarah C.T. Arcaro, Natália Sulimman, Luciana Tibola
Componente Curricular: Projeto de Vida- Marta Camera Taffarel

Razão e Emoção: “Os amores são para sempre, mesmo que não”

 

Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada…-Sócrates

Obra nomeada com a frase de Sócrates representa um coração despetrificando e se tornando algo bonito,agradável e feliz. Visando está atividade você compreende que o orgão de pedra apresenta-se novamente em sua forma biológica e de forma metafórica, florindo, isto é: Você pode ter tido dificuldades que lhe petrificou, porém um dia seu coração florirá.

petrificou: lhe fechou emocionalmente

florirá: se curar

Nossa mente cura lugares que a medicina não alcança, o desejo de cura faz parte do processo e se esse for seu objetivo, aceite o seu começo, seu durante,seu fim. Você não perderá se continuar tentando. Nada é impossível para um coração cheio de vontade, você pode e é capaz. Para curar a dor de um coração triste; Coma chocolate, dance muito, cante sua música favorita, assista o por do sol, saia com seus amigos e lembre-se: Você é jovem, aproveite sua vida. Você merece ser feliz!

Ass: Alice, Amanda, Daniela, Gabrieli, Isabela, Karieli, Manuela, Marielli e Stefani.

Sentimentos e Emoções

 Emoção é uma reação imediata a um estimulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com você, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável. A primeira coisa que devemos fazer para buscar minimizá-las e lidar da melhor forma é legitimá-las, é não negar o que está sentindo,é reconhecer que esse sentimento é real. Permita-se sentir.  Representar os sentimentos através de desenhos e linhas, sejam estruturados, abstratos ou por rabiscos,ajudam a dar uma forma para eles. A arte é uma potente ferramenta que facilita “colocar para fora” o que está dentro de nós e possibilita diversas formas de expressão.

Além disso,as emoções podem ser representadas pelas cores:

Alegria (amarelo) – atribui sentido à vida e nos dá força para seguir, crescer, aprender, mel

Medo (roxo) – presente já na primeira infância,surge na percepção de

Raiva (vermelho) – consequência de frustração, imprevisto ou até agressão física ou

Tristeza (azul) – costuma surgir diante de perdas. Suas manifestações fisiológicas mais comuns são o choro,aperto no peito e a falta de estimulo para seguir em

Nojo (verde) – protege-nos em determinadas ocasiões, como evitar a ingestão de aumentos estragados .

Culpa (azul-escuro) – resulta da autorreflexão sobre um ato que cometemos e pelo qual nos sentimos responsáveis.

Vergonha (laranja) – resulta da reflexão sobre nós mesmos e sobre o que achamos que os outros pensam de nós.

Nome:Jackson, João Vitor, Kauã, Luiz, Matheus,Thiago

 

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket