23.24°C Tuparendi

Quadrilha violenta de roubo de carros é desarticulada em operação da Polícia Civil

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
operação2

Uma quadrilha especializada no roubo de veículos foi alvo ao amanhecer desta quinta-feira de uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil em Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul e Gravataí. A ação foi deflagrada pela Delegacia de Roubos de Veículos, sob comando do delegado Rafael Liedtke. O Grupo de Roubos de Veículos da Brigada Militar e a Corregedoria-Geral do DetranRS prestaram apoio.

Houve o cumprimento de dez ordens judiciais, sendo quatro mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão, por cerca de 30 policiais civis e militares. Estão sendo apurados os crimes de roubo de veículos, associação criminosa armada, porte ilegal de armas de fogo, receptação de carros roubados e adulteração de sinais identificadores.

“É uma operação importante…Seis indivíduos foram presos, sendo que quatro são ladrões de carros conhecidos e contumazes, com vasta ficha de antecedentes criminais, passando por delitos graves com roubo à mão armada, receptação de carros roubados, homicídios e tráfico de drogas. Um deles tem condenação por latrocínio”, observou o delegado Rafael Liedtke. “São indivíduos de alta periculosidade. Agem com violência”, enfatizou.

As prisões ocorreram na vila Planetário (bairro Santana), na vila Cruzeiro do Sul (bairro Cristal) e no Campo da Tuca (bairro São José), além dos bairros Aparício Borges e Sarandi, na Capital, bem como em Canoas.

Segundo o delegado Rafael Liedtke, o trabalho investigativo começou há mais de seis meses. A equipe da DRV identificou diversos criminosos que encomendavam ou praticavam roubos de veículos em variados bairros de Porto Alegre. Os ataques ocorriam durante o dia ou à noite, sempre mediante o emprego de armas de fogo municiadas.

Os criminosos atuavam em duplas ou em trios. Eles agiam com violência ou grave ameaça contra as vítimas, que eram abordadas no momento em que estavam distraídas. Muitas foram agredidas. Uma delas foi até derrubada no chão com violência, conforme ficou registrado nas imagens de uma câmera de monitoramento.

Os carros roubados eram escolhidos previamente e demais pertences pessoais das vítimas, como bolsas, cartões de crédito, telefones celulares, quantias em dinheiro, carteiras, entre outros, acabavam sendo levados juntos na fuga. Um ferro-velho, credenciado pelo DetranRS, era usado na receptação dos carros em Gravataí.

No decorrer das investigações, os assaltantes foram reconhecidos por fotografias por parte das vítimas na sede do Deic. Tratam-se dos mesmos indivíduos presos na operação desta quinta-feira.

Eles serão submetidos agora ao interrogatório e ao reconhecimento presencial. “É importante que as vítimas procurem a sede do Deic para realizar o reconhecimento pessoal destes meliantes”, frisou.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket