22.54°C Tuparendi

Tosse persistente: saiba quais as possíveis causas e os sinais de alerta

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
tosse

Depois de um processo infeccioso das vias respiratórias, como resfriado, gripe ou covid-19, pode acontecer de uma tosse permanecer incomodando a pessoa. É a tosse persistente, facilmente tratada na maioria dos casos, mas que exige atenção quando acompanhada de outros sintomas.

Segundo o médico pneumologista Marcelo Gazzana, chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a tosse persistente é aquela que fica após duas semanas da infecção. Em alguns casos, pode se prolongar por mais tempo, virando até uma tosse crônica, que segue após três meses.

— É uma tosse pós-infecciosa. O processo infeccioso se resolve, mas a tosse persiste — explica o médico. — E isso é muito frequente. O mais comum é a pessoa ter um quadro respiratório agudo e ficar tossindo por semanas. Pessoas com doenças alérgicas, como rinite e asma, têm mais chances de ficar com esse incômodo — completa.

O motivo mais comum da tosse persistente é justamente a infecção viral, como a covid-19, provocada pelo coronavírus, e a gripe, pela influenza, além do vírus do resfriado comum, mas também pode ser causada por bactérias. Na sequência, as causas mais frequentes são a sinusite e a rinite alérgica.

Mas é possível que essa irritação permanente seja o resultado de outros fatores, como a inalação de substâncias – produtos de limpeza e fumaça, por exemplo – e até um refluxo digestivo, já que o ácido pode cair no pulmão, o que provoca a tosse.

Se estiver acompanhada de outros sintomas, a tosse persistente exige atenção redobrada. Catarro com sangue, dor ao respirar, perda de peso, suor excessivo e febre vespertina, que surge no fim do dia, podem ser sinais de tuberculose e, no caso de fumantes e ex-fumantes, câncer no pulmão.

Por isso é importante procurar um médico toda vez que a tosse demorar a passar. A automedicação nunca é aconselhada. Segundo Gazzana, o profissional facilmente encontrará o tratamento adequado, como antialérgicos; em situações específicas, antibióticos. É muito raro não chegar a uma solução, embora exista uma chance.

— Infelizmente, no caso de alguns poucos pacientes, não se descobre a causa. Mas, para a grande maioria, a gente consegue encontrar o motivo e tratar. Às vezes, a tosse não se cura, mas conseguimos diminuir os sintomas — garante o pneumologista.

Fonte: GZH

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket