No dia 28 de setembro, a comunidade de Tucunduva realizou um evento na Praça da República em alusão ao setembro Amarelo, com o objetivo de chamar atenção para esta causa, ‘Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio’. O evento contou com a participação de cerca de 900 pessoas, sendo que o número de participantes superou a expectativas estimadas pelos organizadores do evento. A contagem de participantes foi feita mediante o número de bandeiras que foram dispostas por cada um na praça, como um marco histórico.
No mês de setembro as ações de conscientização e prevenção ao suicídio são realizadas de forma mais intensa, porém vale ressaltar que durante todo o ano o trabalho de valorização da vida através de intervenções terapêuticas pela equipe do NAAB, visitas domiciliares e acolhimento entre outros atividades realizadas pelas equipes de ESF.
Entre as diversas ações realizadas pela equipe de saúde podemos destacar: pedágio informativo, entrega de materiais nas residências pelos agentes comunitários de saúde, roda de conversa nas escolas e com grupo de convivência Padre Pedro Stoelben, além de atividades com os grupos Terapêuticos do município e discussão de filme temático.
O suicídio é uma triste realidade e a “Campanha do setembro Amarelo salva Vidas” e todos nós podemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu.
Nesse sentido, devemos contribuir para quebra de paradigmas, é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Por Denize Rufatto Cembranel (Psicóloga).