O Prefeito Jonas, juntamente com o Prefeito de Horizontina, Jones Cunha, que fazem parte da diretoria da AMUFRON – Associação de Municípios da Fronteira Noroeste, reuniram-se no início desta semana com representantes da Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas, representada pelo Chefe Geral Roberto Pedroso de Oliveira, o Analista Alberi Noronha e o Coordenador Técnico André Andres.
Participaram da audiência ainda, os engenheiros agrônomos Diego Conti da Prefeitura de Horizontina e André Camargo da Prefeitura de Porto Vera Cruz, a Secretária de Desenvolvimento Rural de Horizontina Neiva Ebrin e o Secretário Adjunto da SMDR Adalberto Sartor.
Lideranças de municípios da região, participaram recentemente de um evento em Pelotas, onde várias iniciativas foram apresentadas como alternativas de diversificação de produção de alimentos, geração de renda nas propriedades, através de painéis, conferências, oficinas e workshops.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, é ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e segundo seu Chefe Roberto Pedroso de Oliveira, tem interesse em ampliar sua presença nos municípios da AMUFRON, por já possuir algumas experiências, em áreas como a fruticultura em Porto Vera Cruz, projetos de desenvolvimento ambiental na região Celeiro, aproximação com a SETREM, e outros.
O grupo esteve na região para agendas tanto na faculdade Três de Maio, quanto em Santo Ângelo, onde debatem o tema “Duas Safras”, na terça-feira, dia 31, junto ao Clube Gaúcho, nas missões, e aproveitando a estada esteve também em Horizontina.
Em linhas gerais, projetos institucionais, emendas parlamentares em favor das ações da empresa, projetos via patrocínios de bancos e convênios com prefeituras, foram colocados como ações possíveis a curto e médio prazos, para viabilizar projetos.
Os prefeitos Jones Cunha e Jonas Fernando, levarão aos demais mandatários da entidade municipalista regional, a proposta de formatação de convênios, e os secretários municipais de Desenvolvimento Rural e Agricultura da região com suas equipes técnicas, discutirão alternativas de projetos passiveis de realização de forma micro regionalizada.
Entre temas versados na reunião ainda, Bacia Leiteira regional, Programa da Embrapa Leite Seguro, e o Programa Duas Safras, que segundo Pedroso de Oliveira, pode incrementar o PIB do RS em até 7% ao ano, mediante a ampliação do cultivo de cereais de inverno.