22.89°C Tuparendi

Vice-presidente da Alenrio tem tese de doutorado indicada para Prêmio

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
professor 1

Membro da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio desenvolveu pesquisa sobre comunidades tradicionais do Paraná

A tese de doutorado do Professor Renato Pereira, Vice-Presidente da Alenrio, foi indicada para o prêmio nacional da Capes. A entidade confere distinção aos trabalhos de doutorado de relevância científica, tecnológica, cultural, social e de inovação. Intitulada “Entre valos e vêdos: territorialidades de permanência dos sujeitos das comunidades tradicionais rurais da Estrada da Lomba – Paraná”, a pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O professor e escritor desenvolveu seu trabalho de doutorado a partir da metodologia da imersão, em parceria com a pesquisadora, Professora Tanize Tomasi, convivendo nas comunidades tradicionais rurais paranaenses em torno de 61 dias e mais de 1200 horas em campo, nos anos de 2018 e 2019. Depois de mudar-se para o município de Tucunduva-RS, no ano de 2019 estabeleceu contato com lideranças políticas e escritores para a criação da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio, tornando-se membro-fundador da cadeira nº 10 e vice-presidente da entidade.

Comunidades quilombolas e faxinalenses foram o tema central do trabalho que abordou seus saberes-fazeres, religiosidade, ancestralidade e historicidade. Renato comprovou pela pesquisa oral e documental que essas comunidades convivem em territorialidades de permanência que perduram no tempo e no espaço, o que confere legitimidade às práticas desses grupos sociais. Daí a importância de sua divulgação científica, com linguagem acadêmica mas com um texto acessível e de fácil compreensão. “Essa é uma tese de referência para entender o Brasil profundo”, destaca o Professor Nilson Cesar Fraga, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Livro, leitura e literatura

Ao mesmo tempo da criação da Alenrio, Renato e Tanize se depararam com uma realidade dos municípios da Fronteira Noroeste, a necessidade de capacitação dos gestores culturais, especialmente no segmento livro, leitura e literatura e formação de novos leitores. Desde então, iniciaram diálogos com inúmeras lideranças políticas e do segmento cultural, para mobilizar o poder público e a sociedade civil pela promoção de políticas culturais. Esta articulação dos membros da Academia de Letras rendeu o convite para participação da Alenrio em inúmeros eventos da região noroeste, a exemplo da 14ª Feira do Livro, organizada pela Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, de Tucunduva-RS. Renato e Tanize também trouxeram a experiência na edição de livros didáticos, acadêmicos e literários e fundaram a Editora Panaro.

Biografia

Renato Pereira é paranaense e atualmente reside no município de Santo Augusto-RS. Estudou em escola pública e participou de diversas entidades de liderança estudantil, desde a educação básica até o doutorado, na UEPG. Professor de História e de Geografia, tem licenciatura em Geografia, História e Pedagogia, especializações na área da educação e gestão da educação. Possui vasta experiência como gestor educacional e cultural, com MBA em Gestão Pública, pela Unicentro. É autor da obra poética “Duas casas para decorar” e dos livros infanto-juvenis “Mãe d’água”, “O time de Cuco” e “Onde nascem as borboletas”. É membro-fundador da cadeira nº 10 e vice-presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio. Atualmente, ocupa o cargo de gestor escolar e editor da Editora Panaro.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket