Ainda no mês de abril, uma reunião do conselho de administração do Grupo Hospitalar Conceição, confirmou a nomeação do advogado e economista Gilberto Barichello para a presidência da instituição. Indicado pelo PT, Barichello toma posse e substitui o agora ex-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, indicado pelo Governo de Jair Bolsonaro.
O novo presidente do GHC já atuou como diretor administrativo e financeiro do grupo de 2003 até julho de 2016, nos governos Lula e Dilma. Antes disso, foi secretário-adjunto de saúde do Rio Grande do Sul na gestão estadual de Olívio Dutra, entre 1999 e 2002, além de ter sido Vereador e Secretário de Governo durante o primeiro mandato de Lauri Bottega em Tucunduva.
Entre 2017 e 2020, Barichello foi diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas em Sapucaia do Sul, que administrava uma rede de hospitais e unidades de pronto-atendimento em vários municípios gaúchos, e depois assumiu como diretor-presidente da Fundação de Saúde de Canoas, entre 2021 e 2022.
Na disputa por cargos federais no Rio Grande do Sul, Barichello foi a preferência entre outros dois nomes: Quelen Tanize Alves da Silva, servidora de carreira do hospital e gerente de ensino e pesquisa da instituição entre 2013 e 2016, indicada pelo PCdoB, e João Motta, ex-presidente do GHC no primeiro mandato de Lula, no início dos anos 2000.
A posse de Barrichelo como Presidente do GHC aconteceu nesta sexta, 5 de maio e contou com a presença de uma comitiva de tucunduvenses, da qual faziam parte o Prefeito Jonas Fernando, servidores municipais e direção da Associação Hospitalar Tucunduva e Novo Machado. Também estiveram presentes no ato, o Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação do Brasil. Paulo Pimenta e a Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade Lima.
“Sempre bom termos pessoas capacitadas em funções que exige muito, com certeza ele está preparado para executar suas funções, além de termos um conterrâneo aqui, nos facilita para estreitarmos os laços quando necessário”, destacou o Prefeito Jonas.
Referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Grupo Hospitalar Conceição é formado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, além da UPA Moacyr Scliar, 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, três Centros de Atenção Psicossocial, um Consultório na Rua e da Escola GHC.