Às vésperas de completar 80 anos de atividades, a comunidade escolar ligada a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles de Vila Pratos, comemorou esta sema a reinauguração da Escola.
A cerimônia de reinauguração aconteceu no dia 2 de agosto, com presença da direção, corpo docente, autoridades municipais e representantes da 17ª Coordenadoria de Educação. .
Neste evento além da fala das autoridades, houve uma mensagem bíblica, prestação de contas da direção, apresentações dos alunos homenageando os avós e louvor gospel. Aberto o espaço aos presentes para o reconhecimento das edificações das obras, houve também uma exposição contando a história da escola, e ao meio-dia foi servido um delicioso almoço com a colaboração de servidores públicos municipais e do grupo escolar.
Na manhã da quinta-feira, 16 de setembro de 2021, o Prefeito de Novo Machado, Antônio L. Savela reuniu-se com o então Secretário de Educação, Arcindo Matschinski, para análise da documentação recebida da 17.ª CRE de Santa Rosa — RS, onde pedia a interdição da Escola Ernesto Dornelles, devido às más condições em que se encontrava o prédio.
A Diretora da Escola Mirian Klocko, com todo núcleo escolar receava pelo fechamento da escola, uma vez que havia documento expedido pela Coordenadora de Educação, Beatriz Santina Cancian Milbradt, solicitando ao município de Novo Machado a disponibilidade do transporte escolar dos alunos de Vila Pratos para a Escola Antônio Barella de Novo Machado.
Preocupados com a circunstância a Administração Municipal também se comprometeu na busca de alternativas para sanar a situação, visando a segurança dos alunos, professores e servidores que trabalhavam na escola. O Governo do Estado então aportou um recurso de R$ 373.000, e com o valor alcançado foi reconstruído todo o telhado, parte elétrica, forros, e em três salas foram refeitos os assoalhos.
Além disso, e com recursos do CPM, sete salas receberam pinturas novas, foram realizada melhorias na sala dos professores, construídos banheiros novos para os alunos e professores, novos portões e portas novas de itaúba, reformada a calçada frontal, entre outras melhorias promovidas na Escola. A reforma também teve apoio do “Nota Fiscal Gaúcha” para pinturas de salas e colocação de pisos.
A Direção explica que os alunos encaminhados para a Escola Antônio Barella não retornarão este ano, a escola segue com as atividades até o quinto ano.