Esta semana alguns membros da Alenrio reuniram-se com o Prefeito Jonas e também com Vereadores na Câmara Municipal. Estiveram presentes o Presidente Prof. Dr. Renato Pereira, a Vice-Presidente Prof.ª Dr.ª Tanize Tomasi e os Acadêmicos Danilo Fagundes, Jorge Alexio da Luz, Nair Carpenedo e Gretel Priebe.
“Esta é a materialização do projeto, que se iniciou no ano de 2020, com a realização da primeira reunião na Biblioteca Pública de Tucunduva, que culminou na fundação da Academia de Letras”, destacou o professor Renato, Presidente da entidade.
As visitas marcam a presença e a atuação da Alenrio no munícipio, momento ainda para celebrar a cooperação do poder público na cessão de espaço, junto a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, que passa a ser sede da Alenrio. A sala também abrigará o Acervo Bibliográfico Daniel Scheid, que reúne obras de autores regionais e locais.
“É preciso salientar que a presença da Alenrio no munícipio de Tucunduva é um marco para a descentralização da literatura em nosso estado. Um movimento em prol do livro, leitura e literatura na região noroeste”, ressalta a vice-presidente Prof.ª Dr.ª Tanize.
Neste encontro foi publicizado pelo presidente o lançamento da obra Biobibliografia do Noroeste RS, uma obra que dará visibilidade as personalidades imortalizadas pela Alenrio.
O prefeito Jonas destacou que a atuação de entidades como a Alenrio engrandece o município. “Precisamos fortalecer as entidades que promovem cultura e educação”, destaca.
A presidente Marta ressaltou que o legislativo de Tucunduva se coloca a disposição para apoiar os projetos da Alenrio. “Acompanhamos o trabalho deste grupo desde o início e saudamos esta feliz iniciativa em nosso município”, destacou.
Sobre a Alenrio