No último domingo, 28, a tucunduvense Tatiana Bavaresco, percorreu correndo o percurso entre a cidade de Tucunduva e Horizontina. Esta é a segunda vez que “Tati” protagoniza tal feito, mas o que a motiva? Qual a inspiração para tamanho esforço? “A primeira vez foi quase por acaso, mas o resultado foi tão bacana, que eu resolvi fazer novamente, explica.
Tatiana é natural de Tucunduva. Prestes a completar 25 anos trabalhando nos Correios, ela começou a fazer caminhadas aos 25 anos, hoje tem 46. Moradora de Tucunduva, ela conta que o seu local predileto sempre foi a Praça da República. Depois de muito tempo “apenas” caminhando, ela conta que há seis anos atrás, motivada pelo esposo Roberto, inspirada na amiga Rejane e na sua própria mãe, dona Jaci (enxergava ambas dando corridinhas na praça) resolveu intensificar um pouco os seus treinos e começou a correr. “No começo foi difícil. Eu não conseguia nem mesmo dar uma volta completa na Praça, e tinha que desacelerar e voltar a caminhar”. Ela não desistiu e em pouco tempo não apenas conseguia dar a volta completa, como dava várias voltas correndo na Praça. Ela explica que no início é preciso força de vontade, mas depois que se torna um hábito “o corpo parece que pede prá correr”. Atualmente ela corre pelo menos três vezes por semana, numa média de 8 Km por treino, os quais realiza na praça, no estádio, nas ruas da cidade ou em casa na esteira, tudo depende da época do ano e do clima. O que nunca muda é o horário, sempre por volta das 5h30min. “De manhã tenho muito mais disposição, e amo curtir o silêncio, o primeiro canto dos pássaros. Tem um período no verão que consigo apreciar o nascer do sol durante a corrida e no inverno consigo curtir o “pôr da lua”, é muito lindo, principalmente quando é lua cheia”, frisa Tatiana.
Tati e o marido Roberto até este ano trabalhavam ambos em Horizontina, para onde se deslocavam diariamente. “No ano passado, durante o Campeonato Mundial de Futebol Feminino, a direção dos Correios, assim como faz em jogos da Copa do Mundo masculina, decidiu dar folga aos servidores no horário de jogos do Brasil. Um desses jogos era de manhã, então eu brinquei com uma colega que naquele dia eu iria até Horizontina correndo, já que não precisava chegar tão cedo no trabalho. E assim foi, o Beto foi de carro e eu fui correndo. Esta colega (Glades) que também é adepta das corridas veio ao meu encontro, assim como o colega ciclista Vandoir Carvalho, que reside em Horizontina, mas que é tucunduvense também. E assim completei o desafio de fazer todo o percurso correndo”, conta Tatiana. Este ano quando completou um ano ela fez uma postagem no face e desafiou os dois colegas a repetir a “brincadeira”. Os dois toparam na hora, e a Glades acrescentou: “Vamos aumentar esta equipe?!” Rapidamente Vantoir Freitag, líder da Acehor Running de Horizontina fez um comentário na postagem dizendo que era parceiro. A partir disso surgiu a ideia de lançar o desafio em um grupo de corredores do Whatsapp, e então no último domingo mais uma vez percorreu aproximadamente 20 km entre o Posto do Fritz em Tucunduva e a rua coberta no centro de Horizontina. Porém este ano um número maior de pessoas topou o desafio, 10 corredores e 1 ciclista se deslocaram de Horizontina para Tucunduva para partir correndo ao lado da amiga. De Tucunduva, além da Tati participou também a fisioterapeuta Sirleia Lieder, totalizando então 13 participantes. O grupo contou até com dois carros conduzidos por familiares que serviu de “batedor”, dando suporte e segurança. Tati completou o percurso em 2 horas e 14 minutos “Esta corrida teve todas as sensações, pegamos chuva, depois sol, passamos um pouco de frio e depois calor”. Nossa ideia é dar continuidade e meu desejo é que em 2025 nós tenhamos ainda mais gente, desta vez quem sabe com mais pessoas de Tucunduva participando. Para finalizar Tatiana comenta que “a corrida de rua é um esporte democrático e muito acessível, e que qualquer pessoa pode começar a correr, basta ter um par de tênis confortável e disposição”. Ela garante pra quem se motivar que a corrida é transformadora, não se referindo somente ao aspecto físico, mas afirmando por experiência própria que o maior benefício diz respeito ao bem estar da mente. Tatiana conclui dizendo que somente uma única outra paixão para ela é maior do que a corrida, que são seus seis cachorros!