Projeto piloto visa fomentar a produção de fruticultura em Novo Machado.

COMPARTILHE

490356238_122149016552571997_5239510135738874827_n

Com a presença de produtores rurais  a Secretaria de Agricultura de Novo Machado, em parceria com a Emater, deu início a uma importante parceria com a prefeitura para levar assistência técnica aos interessados e àqueles que, historicamente, enfrentam dificuldades no desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis.

Durante a primeira reunião realizada no Centro Cultural da SMEC, o Secretário de Agricultura,  Dilvo Faccin destacou a relevância do projeto. “Pretendemos levar assistência técnica a essas comunidades, algo inédito de forma estruturada e sustentável na região.

A proposta é visitar individualmente os moradores que têm interesse em desenvolver uma base produtiva, especialmente na fruticultura, respeitando a vocação de cada comunidade. E a Emater e a Secretaria de Agricultura serão essenciais nesse processo”, afirmou.

O Secretário abriu espaço para que os produtores que já estão nas atividades pudessem contar parte de suas histórias e relatar os seus anseios e dúvidas. Entre eles estiveram produtores de mandioca, laranja, abacaxi, hortaliças, milho, entre outros.

Na ocasião, foi apresentado aos presentes o Diretor de Agricultura e Técnico – André De Conti, que irá atuar nas propriedades, já que a falta de assistência técnica até aqui é um dos maiores entraves ao desenvolvimento de projetos produtivos nessas áreas. Por isso, a presença de alguém especializado é tão importante, o que deixou os produtores presentes satisfeitos com esta reunião.

Nesta reunião também estiveram presentes os extensionistas da Emater de Novo Machado, Giselda B. Costa e Oziel de Melo Vieira, os quais lançaram os assuntos sobre engajamento, buscar conhecimento, disposição da Emater, oportunidades, meios de comunicação, a presença de um profissional ativo para estas demandas, e de como vai se desenrolar este projeto de assistência aos que produzem e aos interessados em começar a produzir.

A tarde também foi de troca de experiências e aprendizados, onde esteve presente e palestrou, esclarecendo algumas dúvidas, o Sr. Bruno Alexandre Tosatto, extensionista da Emater de Giruá, deu explicações sobre o que deve ser respondido antes de implantar um pomar: O que plantar? Onde plantar? Qual será o mercado existente ou potencial? Em quanto tempo teremos o retorno do investimento?

Este projeto de fruticultura terá foco na produção de alimentos naturais, fortalecendo a vocação da região. “Nos comprometemos com o suporte técnico e já estamos articulando a realização dessa parceria desenvolvida no âmbito da cooperação técnica com oportunidade de transformar realidades com base na sustentabilidade e na geração de renda, dando a resposta exata aos produtores que aderirem ao nosso projeto”, concluiu o Secretário da Agricultura.

 

COMPARTILHE

últimas notícias

veja também

Os comentários estão fechados.

Cesta de compras