Leite assina na próxima segunda Termo de Referência visando construção de ponte em Porto Maué e região

COMPARTILHE

WhatsApp Image 2025-04-24 at 15.27.32

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai assinar na próxima segunda-feira (28), às 15h, um contrato com a Caixa Econômica Federal para viabilizar a elaboração dos Termos de Referência de três pontes internacionais pleiteadas pelo Estado — entre elas, a ponte que faria ligação entre Porto Mauá, no Brasil, a Alba Posse, na Argentina.
De acordo com o Jornal Noroeste, o documento formaliza o início do processo técnico necessário para tirar o projeto do papel, permitindo a futura busca de recursos para a execução das obras. Além da ligação em Porto Mauá, também fazem parte da proposta as pontes entre Itaqui e Alvear e entre Tiradentes do Sul e El Soberbio.
O Termo de Referência (TR) é uma etapa crucial no planejamento e contratação de obras públicas, detalhando as especificações técnicas, critérios de avaliação e demais informações necessárias para licitações ou contratações diretas.
A mobilização para viabilizar o projeto tem contado com o empenho do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, que recentemente articulou apoios junto ao vice-governador Gabriel Souza. “As pessoas sabem que, se não há projeto, também não há nenhuma possibilidade de buscar recursos para a execução da obra”, afirmou Mantei, ressaltando a importância do envolvimento do Estado. O prefeito destacou ainda que o pleito por uma ponte em Porto Mauá é uma demanda histórica da região, com mais de quatro décadas. A iniciativa ganhou força após a visita recente de Gabriel Souza ao município, quando o tema voltou à pauta e recebeu sinalização positiva do governo estadual, agora confirmada pela agenda do governador.
O Prefeito Manico Dinon e entidades como ACI de Porto Mauá, também estão empenhados e articulando para que o processo de construção da ponte avance, tendo inclusive mantido agenda em Porto Alegre com o vice-governador Gabriel Souza, que encaminhou pleitos do município na esfera Federal em Brasília.

COMPARTILHE

últimas notícias

veja também

Os comentários estão fechados.

Cesta de compras