O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai assinar na próxima segunda-feira (28), às 15h, um contrato com a Caixa Econômica Federal para viabilizar a elaboração dos Termos de Referência de três pontes internacionais pleiteadas pelo Estado — entre elas, a ponte que faria ligação entre Porto Mauá, no Brasil, a Alba Posse, na Argentina.
De acordo com o Jornal Noroeste, o documento formaliza o início do processo técnico necessário para tirar o projeto do papel, permitindo a futura busca de recursos para a execução das obras. Além da ligação em Porto Mauá, também fazem parte da proposta as pontes entre Itaqui e Alvear e entre Tiradentes do Sul e El Soberbio.
O Termo de Referência (TR) é uma etapa crucial no planejamento e contratação de obras públicas, detalhando as especificações técnicas, critérios de avaliação e demais informações necessárias para licitações ou contratações diretas.
A mobilização para viabilizar o projeto tem contado com o empenho do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, que recentemente articulou apoios junto ao vice-governador Gabriel Souza. “As pessoas sabem que, se não há projeto, também não há nenhuma possibilidade de buscar recursos para a execução da obra”, afirmou Mantei, ressaltando a importância do envolvimento do Estado. O prefeito destacou ainda que o pleito por uma ponte em Porto Mauá é uma demanda histórica da região, com mais de quatro décadas. A iniciativa ganhou força após a visita recente de Gabriel Souza ao município, quando o tema voltou à pauta e recebeu sinalização positiva do governo estadual, agora confirmada pela agenda do governador.
O Prefeito Manico Dinon e entidades como ACI de Porto Mauá, também estão empenhados e articulando para que o processo de construção da ponte avance, tendo inclusive mantido agenda em Porto Alegre com o vice-governador Gabriel Souza, que encaminhou pleitos do município na esfera Federal em Brasília.
Informativo da Prefeitura Municipal de Novo Machado
Festa junina promovida pelo NAAB reforça vínculo terapêutico com pacientes em Novo Machado ...