Foi realizado na última semana a aplicação do BRI em alguns prédios públicos do município de Tucunduva, uma ação preventiva e desempenhada pela Vigilância em Saúde do Município, com o objetivo de tentar reduzir a infestação de AEDES no município.
A Borrifação Residual Intradomiciliar para o Controle de Aedes sp. – BRI – Aedes é uma estratégia de controle de vetores recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e pelos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e já foi utilizada, na forma de projetos-piloto, em alguns municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Tucunduva no ano de 2023.
Esta estratégia visa complementar as alternativas disponíveis para controle do Aedes sp., minimizar o contato dos vetores com as pessoas mantendo a população desses mosquitos em densidade reduzida, por ter poder residual e ser realizada em ambientes internos, pode ser adotada nas áreas urbanas, de maneira preventiva a fim de reduzir a incidência, prevalência e morbimortalidade das arboviroses urbanas, como dengue, zika e chikungunya.