No final de semana que passou a reportagem do Jornal Sentinela procurou o Prefeito Jonas para que este comentasse sobre o anuncio do fechamento do CRVA – Centro de Registro de Veículos Automotores, serviço até então ligado ao Cartório de Registro Civil de Tucunduva. O Prefeito afirmou ter sido surpreendido com a notícia e que iria se informar sobre os motivos que levaram a suspensão dos serviços.
Esta semana o Prefeito buscou informações junto ao titular designado do Cartório, para buscar esclarecimentos e também saber da possibilidade da reativação dos serviços. Em ofício enviado ao Prefeito, o “Registrador Interino do Ofício dos Registros Públicos” de Tucunduva, Rogério Luiz Rutzen, que também responde pelo Cartório na cidade de Tuparendi, explicou que “As atividades do CRVA são de competência do Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais – RCPN, de forma FACULTATIVA. Portanto, inexiste obrigatoriedade do Registrador em exercer a atividade”, conforme consta em ofício enviado ao Prefeito. Rutzen explicou ainda que após assumir o Cartório em Tuparendi no ano de 2013, deu continuidade aos serviços oferecidos pelo CRVA por aproximadamente 8 anos, mas segundo ele a “remuneração percebida do DETRAN, muitos meses eram insuficientes para cobrir as despesas”, situação que o levou a pedir o fechamento do CRVA. “Então, o motivo principal é no aspecto financeiro, pois entendo que a remuneração é baixa em relação aos riscos decorrentes da atividade”, explicou.
Ao dirigir-se ao oficial, o Prefeito Jonas questionou da possibilidade de reativar os serviços em Tucunduva, porém Rogério Rutzen afirmou que não há possibilidade de reativação, e que o DETRAN futuramente deverá abrir licitação para ver se existe interesse de algum CRVA em abrir um Posto de Atendimento em Tucunduva. Enquanto isso as pessoas que necessitarem dos serviços deverão procurar atendimento em municípios próximos onde exista um CRVA.
O Prefeito Jonas adiantou que vai continuar buscando uma solução para a questão. “Não é competência da Administração, mas nós entendemos que é um serviço relevante e vamos trabalhar para que Tucunduva volte a ter um posto do CRVA”, adiantou o Prefeito.