O CTG Querência Xucra de Tucunduva pleiteou junto a Coordenação da 3 região tradicionalista- 3 RT, sediar a distribuição da Chama Crioula aos demais CTGs que compõem a 3ª Região, uma das maiores do Estado, reunindo entidades de 41 municípios.
A idéia partiu da coordenação da 1 micro região, da qual Tucunduva faz parte, apoiada pelo Departamento das cavalgadas e seus cavalarianos.
Nas reuniões de patrões da 1 região, que acontecem mensalmente, foi questionado do interesse de alguma entidade sediar o evento.. A Patronagem com seus integrantes e em contato com o depto da campeira, na terceira reunião do ano, que aconteceu em 11 de maio, decidiu concorrer com outros interessados a sediar o evento..
Para justificar a pretensão de ser sede e ponto de distribuição do mais importante símbolo da Semana Farroupilha, a patronagem do CTG Querência Xucra, na pessoa do Patrão Silvio Alberto Seger, alegou que a entidade tucunduvense é das poucas filiadas ao MTG, que sempre participou das cavalgadas da busca da Chama Crioula, da grande região do Estado, inclusive com a participação de mulheres. Informou também à Coordenação da 3 RT que o Querência Xucra é dos poucos CTG’s a observar de forma rigorosa os costumes e tradições nos seus eventos, exigindo o uso de pilchas e indumentárias tradicionalistas em seus fandangos. Outra justificativa apresentada pelo CTG, é que Tucunduva é a terra natal de Cenair Maicá, considerado um dos “Quatro Troncos Missioneiros”, juntamente com Noel Guarani, Jaime Caetano Braun e Pedro Ortaça. A estrutura do CTG e da cidade, é capaz de atender a todos os tradicionalista que estarão em Tucunduva, o que também conrribuiu para que o Querência Xucra fosse honrado com esta ação inédita de ser o ponto de partida da Chama Crioula para os demais municípios da 3RT. A Centelha da chama será buscada pelo CTG de Tucunduva e cavalarianos de outros CTGs da região, no município de Canguçu. “É um motivo de muito orgulho para o nosso CTG. Será a primeira vez na história que a Chama Crioula de todos as entidades da 3RT partirá de Tucunduva. Agora vamos trabalhar para nos estruturar para receber da melhor maneira a todos os tradicionalistas”, declarou o Patrão Silvio Alberto Seger.
Além do ofício do CTG, também apoiaram oficialmente a iniciativa, a Prefeitura Municipal de Tucunduva, através do Prefeito Jonas Fernando, a Câmara de Vereadores na pessoa do Presidente Laércio Angelin e a Brigada Militar, através do seu comandante em Tucunduva, Tenente Mizael Bavaresco.