Um acordo entre os prefeitos cujos municípios fazem parte da FAMURS – Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, prevê que o PDT deveria indicar o próximo presidente da entidade para o biênio 2023 / 2024. O Prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando, foi convidado por Luciano Orsi, atual Prefeito de Campo Bom, para integrar uma chapa na condição de vice-presidente. Nesta quinta o PDT do Rio Grande do Sul promoveu a eleição que indicará o próximo Presidente da FAMURS, cuja posse deverá acontecer daqui há dois meses. Foi uma eleição apertada, com três chapas concorrendo internamente. No final a chapa de Orsi e Jonas venceu com uma diferença de apenas 5 votos a chapa encabeçada por Marcelo Maranata, atual Prefeito de Guaíba. Orsi recebeu 57 votos, Maranata 52 e Diego Picucha 23 votos. Tiveram direito a voto os prefeitos e vices da sigla, em um total de 132 pedetistas.
Assim, pela primeira vez o município de Tucunduva terá um prefeito na condição de vice-presidente da FAMURS. O PDT de Tucunduva emitiu nota enaltecendo a situação: “Um orgulho para nós do PDT Municipal e Regional ter como Vice-Presidente da FAMURS o nosso Prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild e com certeza poder representar toda nossa Região”, consta na nota publicada no final da tarde desta quinta.
Com 65 chefes de Executivo espalhados pelo RS, o PDT é terceira sigla que mais elegeu prefeitos em 2020, depois de PP e MDB, atual ocupante do cargo máximo da Famurs com o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, que passará o comando no final de maio para Orsi.
A última vez que os pedetistas ocuparam o comando da federação foi na gestão 2019/20, com Dudu Freire, ex-prefeito de Palmeira das Missões, no fechamento do ciclo anterior ao último pleito.