Um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Tucunduva e a Associação de Produtores de Leite do Noroeste do Estado – APL Noroeste, busca oferecer subsídios técnicos que permitam aumentar a produção de leite no município. Através deste convênio foi realizado no mês de setembro diversas visitas técnicas para aferição de equipamentos de ordenha em vários produtores de leite de Tucunduva. Importante ressaltar que a regulagem do equipamento é fundamental para obter uma ordenha eficiente e produzir um leite com melhor qualidade, visto que uma ordenha mal regulada ou mal dimensionada é capaz de causar grandes prejuízos e está diretamente relacionada com a causa de mastite nas vacas. Também foi coletado material de todas as vacas das propriedades, buscando identificar se determinado animal pudesse ter algum tipo de doença capaz de contaminar todo leite da propriedade.
Foram realizadas visitas nas propriedades dos produtores Mário Martenexen, Selvino Seidler, Elenir Fiedler, Samuel de Camargo, Vanderlei Cassol e José Neri Altíssimo.
Na última sexta-feira, aconteceu um “Dia de Campo” na propriedade de Mário Martenexen. Durante o evento foram apresentados os resultados das análises laboratoriais do leite de cada propriedade e também realizada uma palestra para os produtores, explicando sobre como se deve interpretar as análises do leite buscando melhorar a sanidade dos animais de alta produção. A palestra foi proferida por Marlon Schenkel, Médico Veterinário de São José do Inhacorá que presta Consultoria para a APL Leite de Três de Maio.
Representando a Prefeitura Municipal de Tucunduva e acompanhando as atividades, estiveram o Vice-Prefeito do Município, Darci Ferreira, e Valter Anderle Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Thais Antonello Médica Veterinária do Município e Onairo Sanches e Dunga Moura (APL Leite).
O Secretário Valter informou que este tipo de benefício técnico será oferecido a todos os produtores do município e que a intenção é melhorar a qualidade do leite com dicas técnicas, como cuidados com a higienização dos materiais e animais, e assim diminuir o risco de contaminação do leite eu aumentar a renda da propriedade.