Vários municípios da região, que pertencem a 3ª Região Tradicionalista do MTG, estão desde cedo em Tucunduva para buscar a centelha da Chama Crioula. Pela primeira vez na história o município, através do CTG Querência Xucra, está tendo o privilégio de ser a sede deste movimento tão importante para os tradicionalistas, uma vez que a Chama Crioula é o símbolo máximo da Semana Farroupilha.
A programação começou logo cedo, com um grande desfile de cavalarianos de Tucunduva e de outros municípios. A Chama foi conduzida pela comitiva que foi até o município de Canguçu, onde foi gerada a centelha e que a trouxeram “a casco de cavalo”, até o município de Tucunduva. Uma jornada de aproximadamente 20 dias.
Já no CTG, pelas mãos do Prefeito Jonas e do Patrão do CTG, Silvio Seger, foi acesa a Pira com a Chama que irá arder até o dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho. Após houve os pronunciamentos de Conrado De Mattos, coordenador de cavalgadas da 3ª RT, do Tenente Olavo Albuquerque Carneiro, que falou em nome da comitiva que buscou a Chama em Canguçu, do Patrão Sílvio, do Coordenador da 3ª RT João Celeste e do Prefeito Jonas, e em seguida um a um os cavalarianos passaram até a Pira para buscar a centelha que será levada para os seus municípios, incluindo cidades distantes como São Borja e Bossoroca. Fazendo parte da cerimônia, a Administração Municipal de Tucunduva prestou homenagem aos cavalarianos que estiveram em Canguçu.
A programação segue com um almoço, homenagens a Cenair Maicá pela Academia de Letras – ALENRIO e às 14 horas show com a Família Maicá.