14.78°C Tuparendi

Envenenamento de cães deixa indignados moradores de Vila Pratos

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
cão 1

Moradores da Avenida General Osório, no centro de Vila Pratos, estão indignados com a morte de cachorros por envenenamento. Os animais começaram a aparecer mortos nas últimas horas. Um cãozinho de propriedade  de João Brum e Inês Brum, foi encontrado nesta terça-feira (21)  com sintomas  de envenenamento.

“Logo que encontramos o nosso cão, entrei em contato com a imprensa do município e os demais órgãos competentes para divulgação do caso e recolhimento, pois  temos crianças em casa e sabemos do perigo do veneno. Esse era um cão dócil que tínhamos, já estava conosco, há algum tempo. Era tratado como um filho em nossa casa, e não deixávamos sair na rua, logo após notamos também a morte  de uma cachorrinha de estimação que ganhei da minha mãe. Eles estavam sempre conosco, e sentiremos muito a falta deles. Estamos preocupados com essa situação, afinal, com veneno não se brinca. Hoje, foram cães, mas daqui a um tempo, pode ser algo bem pior, pois, as crianças brincam com os cachorros e pegam coisas do chão. Vai-se saber que tipo de veneno colocaram?”, indaga Inês.

De acordo com a Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64, e Lei 9605/98, art. 32), envenenar animais é crime, e o responsável pelo ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais. No caso da venda de chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273, parágrafo 1.º-B, inciso I e IV do Código Penal).

As mortes têm se tornado cada vez mais frequentes e preocupantes, indignando os moradores da região. Além de o envenenamento ser crime, é necessário ressaltar mais uma vez que há muitas crianças pequenas residindo nas proximidades e que brincam nos pátios, e a qualquer momento, podem estar em contato com o veneno utilizado.

Caso ocorra um envenenamento doloso com o seu pet. ou algum animal próximo, peça um laudo ao médico veterinário como esses moradores, registre um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e DENUNCIE. Além de ser crime de maus-tratos contra os animais, a comercialização clandestina de determinados venenos é crime com penalidades previstas em lei.

Texto de Tiarles Almeida

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket