O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou na semana passada, os números do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, referente ao ano de 2023.
O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O índice varia de 0 a 10 e é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Em Tucunduva a escola com melhor desempenho em 2023 foi a Unidade de Ensino David Bortoli, classificada como “escola de séries iniciais”, com uma média de 7,0, um índice considerado excelente, principalmente se levarmos em conta a média das escolas públicas no Rio Grande do Sul que é de 4,9, sendo que a escola gaúcha com melhor desempenho no IDEB alcançou 7,9, somente um pouquinho acima da David Bortoli. Convém ressaltar que a Escola tucunduvense tem tido um histórico de média elevada ao longo dos últimos ano, com 7,4 de média em 2015 e 2017.
Ainda entres as escolas de séries iniciais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental, São José Operário teve média de 4,9 segundo relatório do IDEB. A Escola da Vila Operária não teve avaliação divulgada referente às séries finais.
Veja abaixo o desempenho de todas as escolas de Tucunduva no IDEB
– Unidade Estadual de Ensino David Bortolli – média de 7,0
– Escola Municipal de Ensino Fundamental São José Operário – Média de 4,9
– Unidade Estadual de Ensino Princesa Isabel – Média de 5,9
– Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves – Média de 5,2